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Territorial

Encontro em Sobradinho no Sertão do Francisco fortalece as ações formativas na Alfabetização e o Novo Plano de Ações Articuladas

O município de Sobradinho foi o palco de um importante encontro no âmbito da educação, reunindo profissionais e gestores de diversas partes da Bahia para discutir o fortalecimento de políticas educacionais voltadas à alfabetização e ao desenvolvimento pedagógico. Durante o evento, Luciana Nobre, articuladora do território NTE10 Juazeiro, representou a Secretaria da Educação do Estado e compartilhou sobre os novos avanços na educação, como o Renalfa e o Novo PAR (Plano de Ações Articuladas), que está sendo relançado com uma nova formatação.

Luciana enfatizou a importância da parceria entre as redes de ensino municipais, estaduais e federais para garantir a alfabetização das crianças e o desenvolvimento pedagógico adequado. “O objetivo é garantir que nossas crianças sejam alfabetizadas, e o pedagógico é a base de todo o planejamento. Sem isso, não podemos avançar,” afirmou, destacando o papel crucial do Renalfa, uma rede de apoio à recomposição da aprendizagem dos alunos, como parte da estratégia para garantir o direito à educação de qualidade para todos.

O evento também foi marcado pelo lançamento do Novo PAR, que traz uma abordagem mais integrada e sistemática para a atuação das redes de ensino. Embora o PAR, originalmente criado para coordenar as ações das escolas, já existisse há algum tempo, a nova formatação visa ampliar e fortalecer a atuação pedagógica nas escolas de todo o território. Luciana ressaltou que a parceria com outras redes de ensino e a mobilização de todos os envolvidos, incluindo os gestores locais e estaduais, é essencial para alcançar a meta de alfabetizar todas as crianças.

Outro tema importante discutido no encontro foi o “Selo de Criança Alfabetizada”, um programa que não visa ranquear os municípios, mas sim validar as práticas já implementadas e identificar áreas que precisam de mais atenção. Luciana explicou que o selo é uma ferramenta de avaliação, permitindo que os municípios percebam o que está funcionando bem e o que ainda precisa ser aprimorado. “Não se trata de uma competição, mas sim de um mecanismo para perceber o que precisa ser feito para que possamos alcançar nosso objetivo final: 100% de crianças alfabetizadas,” afirmou.

A relatoria sobre a implementação do selo foi discutida junto com Eronize Lima, representante da Undime, e Graciene, da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, ambas articuladoras chave no processo. Luciana destacou a importância da preparação dos municípios para essa nova etapa e reforçou a necessidade de se preparar com antecedência, dado o novo cronograma de atividades. “Já estamos animados, pois os municípios estão se preparando para o selo, e isso nos dá confiança de que estamos no caminho certo,” disse, mostrando otimismo em relação ao compromisso dos gestores municipais.

Em relação às ações do selo, Luciana compartilhou que a aplicação do programa e a mobilização dos municípios tiveram início com o lançamento do edital, inicialmente previsto para agosto e posteriormente reprogramado para novembro. A expectativa é que essa nova fase ajude a fortalecer ainda mais a alfabetização infantil no estado e proporcione um avanço no desenvolvimento educacional de todas as regiões da Bahia.

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