Bahia se mobiliza para aplicação do SAEB 2025 e 2º Ciclo da SABE em novembro
O Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Educação (SEC) e a Undime Bahia, estão em plena mobilização para a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2025. A avaliação, que ocorre entre os dias 20 e 31 de outubro, é considerada uma ferramenta essencial para compreender o nível de aprendizagem dos estudantes em todo o território nacional, além de subsidiar o planejamento de políticas públicas educacionais.
“O SAEB envolve estudantes de diferentes etapas da educação básica e permite um diagnóstico amplo da qualidade do ensino, contribuindo para ações mais assertivas por parte dos município e das redes de ensino. Para nós da Undime, a participação ativa das secretarias municipais de educação nesse processo é fundamental para garantir a efetividade do processo”, destaca o DME de Aratuípe no Baixo Sul, Anderson Passos, Presidente da Undime Bahia.
“É essencial que cada município mobilize sua rede e comunidade escolar para o SAEB, fortalecendo o protagonismo dos estudantes e demonstrando o compromisso da gestão municipal com a aprendizagem e o futuro da Bahia”, destacou a Secretaria Rowenna Brito em nota oficial.
Além do SAEB, a Bahia também prepara a realização do 2º Ciclo da SABE – Sistema de Avaliação Baiano da Educação –, entre os dias 10 e 14 de novembro. Nesta edição, a avaliação terá foco específico na alfabetização das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, reforçando o compromisso do estado com a garantia do direito de aprender na idade certa.
A SABE, criada pelo Governo da Bahia, já é realizada anualmente e oferece informações valiosas sobre o desempenho dos estudantes da rede estadual. Com a nova etapa voltada aos municípios, a expectativa é fortalecer ainda mais a integração entre os entes federativos e impulsionar melhorias concretas na qualidade do ensino.