Poções no Sudoeste sedia 1º Encontro do Núcleo Intermunicipal da Micro Conquistense pela Educação Integral
Nesta terça e quarta-feira, dias 07 e 08 de outubro, o município de Poções no Sudoeste, foi palco do 1º Encontro do Núcleo Intermunicipal da Micro Conquistense pela Educação Integral, uma iniciativa que reúne profissionais da educação, gestores municipais e articuladores regionais para debater e fortalecer práticas voltadas ao desenvolvimento integral dos estudantes da região.
O encontro contou com a participação do articulador da RENAPETI (Rede Nacional de Articuladores do Programa Escola em Tempo Integral), Lucas Aguiar que atua como referência na mobilização e apoio técnico às redes de ensino para a implementação de políticas de educação em tempo integral, participando ativamente da programação do evento, compondo a mesa de debate “Do programa à política municipal de educação integral: caminhos para consolidar o desenvolvimento integral como política prioritária do município”, ao lado da professora Drª. Claudia Cristina Pinto (Comitê Territorial Baiano de Educação Integral).
“A mesa teve como objetivo discutir estratégias e experiências exitosas que possam orientar os municípios no processo de transição do programa federal para políticas locais permanentes de educação integral, garantindo a efetividade e sustentabilidade dessas ações. A proposta é fortalecer o compromisso dos gestores municipais com uma educação que considere as múltiplas dimensões do desenvolvimento humano: intelectual, físico, emocional, cultural e social”, destaca Lucas.
“A vasta programação contou com a presença de instituições importantes que atuam na pauta da educação integral, tais como o Comitê Territorial Baiano de Educação Integral, Centro de Referências da Educação Integral, Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Universidade Federal da Bahia e Fundação Getúlio Vargas”, acrescenta Lucas.
O encontro intermunicipal busca também fomentar o intercâmbio de saberes entre os municípios da Microrregião Conquistense, consolidando uma rede de colaboração regional em prol de uma educação pública mais equitativa, inclusiva e transformadora.




