Mirante no Sudoeste realiza reunião com Mutirões Escolares para discutir o Projeto Político Pedagógico das Escolas do Campo
No dia 24 de setembro, o município de Mirante, localizado no Sudoeste Baiano, promoveu uma importante reunião com os Mutirões Escolares do Colégio Municipal Santo Antônio, Escola Municipal Castelo Branco, Escola Municipal Mário Marinho de Lima e Escola Dom Pedro II. A atividade teve como foco o processo de elaboração e reestruturação do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas do campo.
O encontro foi conduzido pela coordenadora municipal do FormaCampo, Viviane Medrado de Souza Silva, e contou com a participação ativa de representantes das comunidades escolares, reafirmando o compromisso do município com uma educação contextualizada, democrática e participativa.
Fortalecendo a voz da comunidade no PPP
A reunião teve como objetivo central fortalecer o protagonismo das comunidades escolares na construção dos PPPs, reconhecendo o papel dos Mutirões Escolares como espaços coletivos de diálogo, escuta e decisão. A proposta é que o documento final reflita não apenas os princípios pedagógicos, mas também as realidades, desafios, sonhos e identidades de cada território.
Durante o encontro, foi apresentado o Marco Situacional, primeira etapa da revisão do Projeto Político Pedagógico. Essa fase inclui o levantamento de informações e diagnóstico das condições atuais das escolas, funcionando como base para todo o processo de planejamento pedagógico.
Os mutirões receberam ainda orientações práticas sobre como realizar a coleta de dados, incluindo registros da realidade escolar, análise das condições de ensino e estratégias de escuta ativa da comunidade. Esses dados serão essenciais para subsidiar a construção de um PPP alinhado às necessidades locais.
Compromisso com a gestão democrática
Com essa iniciativa, a Secretaria Municipal de Educação de Mirante reforça o compromisso com uma gestão escolar democrática e enraizada na participação popular, assegurando que professores, estudantes, famílias e lideranças comunitárias sejam agentes ativos na definição dos rumos da educação do campo.
A ação também está alinhada às diretrizes do FormaCampo, programa de formação continuada voltado para a valorização da educação do campo, que tem como princípio a construção coletiva de saberes e práticas pedagógicas.
“Essa construção coletiva é essencial para garantir que o PPP não seja apenas um documento técnico, mas sim um reflexo vivo da escola, da comunidade e dos seus projetos de futuro”, destacou Viviane Medrado durante a reunião.
A expectativa é de que, com a mobilização dos mutirões e o envolvimento direto das comunidades, os novos PPP’s contribuam para o fortalecimento da identidade das escolas do campo e para uma educação pública mais justa, inclusiva e significativa.







