Amargosa sedia encontro do EducaVale e reforça compromisso com a educação pública de qualidade
Amargosa, cidade reconhecida como a capital do Vale do Jiquiriçá, foi palco nesta quinta-feira (25) de mais um importante encontro promovido pelo EducaVale, iniciativa que tem fortalecido a articulação entre os municípios da região em prol de uma educação pública de qualidade.
O evento reuniu Dirigentes Municipais de Educação e Agentes de Cultura de diversas cidades do território, promovendo um espaço de diálogo e construção coletiva voltado à melhoria dos indicadores educacionais e ao fortalecimento das políticas públicas educacionais no território do Vale do Jiquiriçá.
Com foco na qualidade do ensino, o encontro reforçou o papel estratégico dos gestores municipais no avanço das políticas educacionais. “Estamos tratando aqui da responsabilidade com a educação de qualidade. Esse é o nosso tema hoje: quais mecanismos e ações precisamos adotar para garantir um ensino de excelência em nosso território?”, destacou Valdir dos Santos, DME de Jaguaquara, Coordenador do EducaVale e Presidente Undime no Território.
Articulação intermunicipal e compromisso regional
A proposta do EducaVale é justamente fortalecer a cooperação entre os municípios, criando estratégias conjuntas para enfrentar desafios comuns, como alfabetização na idade certa, valorização dos profissionais da educação, infraestrutura escolar e integração entre educação e cultura.
Durante o encontro, os participantes também compartilharam experiências exitosas em suas redes locais e discutiram formas de implementar políticas de forma mais eficaz, respeitando as especificidades de cada município.
Além de fortalecer as redes municipais, o EducaVale tem se consolidado como uma plataforma de diálogo com outros setores, como cultura, assistência social e saúde, reafirmando a necessidade de ações intersetoriais para garantir o direito à educação com equidade.
Educação como prioridade
A realização do encontro em Amargosa reafirma o protagonismo da cidade na mobilização regional por uma educação pública mais inclusiva, democrática e transformadora.
A expectativa é de que os encaminhamentos discutidos durante o encontro sejam incorporados nos planejamentos municipais, promovendo resultados concretos no cotidiano das escolas e impactando positivamente a aprendizagem dos estudantes do Vale do Jiquiriçá.
































































