Resultados do SABE 2024 para a EJA são divulgados na manhã desta quarta-feira
Na manhã desta quarta-feira (24), a Secretaria de Educação estadual divulga os resultados do SABE 2024 para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O exame, realizado de forma amostral nas turmas de EJA das cidades que sediaram Núcleos Territoriais de Educação (NTE’s), avalia conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática.
“Os dados coletados vão subsidiar políticas públicas e estratégias pedagógicas, com o objetivo de garantir mais qualidade e equidade na educação para jovens, adultos e idosos que retornaram à escola em busca de novos caminhos”, destaca Meg Heloise, Articuladora da Undime Bahia no CampEja – Câmara Permanente de Alfabetização e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos.
Objetivo da avaliação
O Sistema de Avaliação Baiano da Educação Básica (SABE) tem como meta coletar dados do desempenho dos estudantes e subsidiar políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de ensino. No caso da EJA, os resultados permitem identificar lacunas de aprendizagem específicas entre jovens, adultos e idosos, orientar ações de reforço e formação docente, além de promover reflexões sobre a eficácia das propostas pedagógicas voltadas a esse público.
Metodologia e público participante
- A avaliação é aplicada de forma amostral nas turmas de EJA das cidades-sede dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE’s).
- No SABE, participam estudantes da EJA nas áreas de Português e Matemática.
- A aplicação para a rede estadual foi prorrogada até 13 de dezembro de 2024, segundo portaria da SEC.
- Os resultados preliminares são esperados cerca de 60 dias após o término da aplicação, com prazo de recursos posterior, e os resultados finais são divulgados depois.
Importância para a EJA
Para quem atua na EJA, essa avaliação representa uma oportunidade de diagnosticar o perfil da aprendizagem desse público tão heterogêneo. Segundo nota da SEC, os resultados servirão para orientar práticas pedagógicas e políticas de capacitação para professores, bem como intervenções estruturais nas escolas, de modo a garantir que os alunos da EJA avancem em seus percursos formativos.
Expectativas e desafios
Há expectativa de que o desempenho revele padrões de desigualdade muito presentes na EJA: discrepâncias entre zonas urbanas e rurais, entre diferentes idades dos alunos, mutações relacionadas à defasagem escolar, e lacunas históricas em Matemática.
Por outro lado, espera-se que os resultados apontem caminhos para que gestores e educadores possam atuar de modo mais localizado por município, por escola fortalecendo ações de reforço e acompanhamento.
