Undime participa do Seminário Estadual Bahia Alfabetizada e reforça compromisso com a alfabetização na idade certa
A União dos Dirigentes Municipais de Educação da Bahia (Undime) marcou presença no Seminário Estadual Bahia Alfabetizada, evento promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), reunindo dirigentes municipais, formadores, professores, técnicos e representantes de diversas instituições educacionais.
O seminário, realizado com foco no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), teve como objetivo central o fortalecimento das políticas públicas de alfabetização em regime de colaboração, promovendo o alinhamento de estratégias entre o Estado e os municípios baianos para garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental.
Durante o evento, a Undime teve papel de destaque nas discussões, ressaltando a importância da escuta ativa dos municípios, da valorização dos profissionais da educação e do investimento contínuo na formação docente. A entidade também enfatizou o papel essencial da cooperação entre União, Estado e municípios na superação dos desafios históricos da alfabetização na Bahia.
“A Undime entende que não existe alfabetização de qualidade sem valorização dos professores e sem diálogo com quem está na ponta, nas escolas. Este seminário é um passo importante para fortalecer a parceria entre as redes e garantir que nossas crianças aprendam no tempo certo”, afirmou Ducilene Kestering, integrante do Conselho de Representantes da Undime Bahia que esteve representando a instituição na mesa de abertura.
O Seminário Estadual Bahia Alfabetizada também foi um espaço de troca de experiências exitosas, apresentação de dados sobre os níveis de alfabetização na Bahia e lançamento de ações formativas, que serão conduzidas pelos formadores municipais com apoio do Estado.







