MEC Prorroga Prazo para Monitoramento dos Cantinho da Leitura, uma das Ações do Programa Criança Alfabetizada
O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo para que as Unidades Executoras (UEx) realizem o monitoramento da implementação das ações previstas no eixo Melhoria e Qualificação da Infraestrutura Física e Pedagógica do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. A informação foi divulgada por meio do Ofício Circular Nº 138/2025/DPDI/SEB/SEB-MEC.
A ação faz parte do chamado Cantinho da Leitura, iniciativa que visa fortalecer os ambientes escolares com espaços adequados para o desenvolvimento da leitura, etapa essencial na alfabetização das crianças da educação básica pública.
Inicialmente, o prazo para o monitoramento havia sido definido entre 15 de julho e 15 de agosto de 2025, conforme o Ofício Circular nº 114/2025. No entanto, para garantir o envio adequado das informações e a plena execução das ações pelas unidades que receberam recursos, o MEC decidiu estender os prazos, conforme abaixo:
- Unidades que receberam recursos em 2023 e 2024:
✅ Novo prazo: 15 de julho a 30 de agosto de 2025 - Unidades que receberem recursos em 2025:
✅ Prazo mantido: 1º a 30 de setembro de 2025
O monitoramento deve ser feito por meio do sistema PDDE Interativo, com o preenchimento de formulário e/ou envio de documentos, conforme especificações definidas pelo MEC.
A iniciativa é parte estratégica do Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, que busca garantir o direito à alfabetização na idade certa, com infraestrutura adequada, formação docente e apoio pedagógico contínuo.
📌 Confira os links importantes:
A colaboração das redes estaduais e municipais é fundamental para o sucesso da política pública de alfabetização no país. Com essa prorrogação, o MEC busca assegurar que todas as etapas do processo sejam realizadas com qualidade, responsabilidade e compromisso com a educação das crianças brasileiras.