Formação de Educadores do Campo é realizada em São Félix do Coribe na Bacia do Rio Corrente com foco na valorização da identidade campesina
Entre os dias 14 e 18 de agosto, o município de São Félix do Coribe na Bacia do Rio Corrente, sediou uma significativa formação voltada aos educadores do campo, promovida pela equipe do Programa FormaCampo. A iniciativa teve como foco os fundamentos da Educação do Campo, a organização do trabalho pedagógico em classes multisseriadas e a importância do Projeto Político Pedagógico (PPP) para as escolas localizadas em áreas rurais.
A formação está em conformidade com marcos legais como a Resolução CNE/CEB nº 1/2002, a Resolução nº 2/2008 e o Decreto nº 7.352/2010, que orientam a política pública de educação voltada aos povos do campo.
A ação foi articulada localmente pela coordenação municipal do Programa Formacampo, sob responsabilidade do Prof. Caíque Soares da Cruz Oliveira, que destacou a relevância de garantir uma educação de qualidade para os sujeitos do campo, valorizando sua identidade, cultura e saberes tradicionais.
A coordenadora geral do FormaCampo, Profª. Arlete Ramos dos Santos (UESB), parabenizou a gestão municipal, especialmente a secretária municipal de educação, Profa. Vanessa Maria Dourado, por viabilizar a realização das ações formativas e demonstrar sensibilidade quanto à formação continuada dos docentes do campo — uma diretriz fundamental da legislação educacional brasileira.
A formação reforça o compromisso com uma educação contextualizada, que respeita as especificidades e potencialidades das comunidades rurais, promovendo práticas pedagógicas inclusivas, democráticas e transformadoras.