Manoel Vitorino no Médio Rio de Contas, recebe o Projeto: Ciências na Comunidade, ação extensionista multidisciplinar integrada dos PPG’s da UESB
Nos dias 31 de julho e 01 de agosto, quinta e sexta, a Secretaria Municipal de Educação de Manoel Vitorino no Médio Rio de Contas em parceria com Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) realizou o Projeto: Ciências na comunidade – Ação extensionista multidisciplinar integrada dos PPGs da UESB com o povoado de Duas Irmãs/ Manoel Vitorino- BA -, através de uma formação para os educadores do campo que trabalham na Educação Básica do referido município. Um espaço importante de diálogo e construção coletiva sobre as políticas públicas voltadas à Educação no Campo.
O evento que ocorreu em dois dias, trouxe no primeiro dia (37/07) três sessões temáticas:
- Diretrizes da Educação do Campo e Gestão Escolar: caminhos para uma Prática Pedagógica Contextualizada;
- Agroecologia, Educação Ambiental e Saberes do Território: práticas pedagógicas sustentáveis na Educação do Campo;
- Práticas pedagógicas para o uso das Tecnologias digitais no contexto da Educação do Campo.
E no segundo dia (01/08), foi realizada uma palestra e cinco minicursos:
Palestra: O Direito à Educação e Formação do/no Campo: saberes, currículo, inclusão e protagonismo social
Minicursos:
1. Letramento na perspectiva interdisciplinar do campo (anos finais do ensino fundamental)
2. A EJA no Campo: Saberes Populares, Dignidade e Protagonismo (docentes da EJA)
3. Alfabetização em Classes Multisseriadas (docentes das classes multisseriadas)
4. Sugestões para a agricultura familiar: pensando formas de produção local (público:
pessoas da agricultura familiar)
5. Planejamento escolar e Educação do Campo: o concreto a partir da realidade nos
anos iniciais do ensino fundamental.
As formações foram realizadas pelo grupo de educadores do Programa de Formação Continuada de Professores da Educação do Campo (FORMACAMPO). Esta formação proporcionou um ambiente de reflexão, troca de experiências e valorização da cultura e identidade rural. Durante as discussões, foram debatidas estratégias para garantir uma educação de qualidade, alinhada às realidades e necessidades das comunidades do campo.




