Pascoal João defende fortalecimento da Educação do Campo, Quilombola, dos Povos Originários e Ribeirinha no Plano Estadual de Educação
Durante sua participação nas discussões do 6º Encontro do FEEBA que refletiu sobre o monitoramento do Plano Estadual de Educação (PEE), o educador e militante Pascoal João destacou a urgência de fortalecer políticas públicas voltadas para a Educação do Campo, Quilombola, dos Povos Originários e Ribeirinha.
Segundo Pascoal, é fundamental que o PEE reconheça as especificidades desses territórios e garanta investimentos que assegurem não apenas o acesso, mas a permanência com qualidade nas escolas dessas comunidades.
“A educação nesses territórios não pode continuar sendo tratada como periférica. É necessário garantir currículo específico, formação de professores contextualizada, infraestrutura adequada e valorização das práticas culturais de cada povo”, afirmou.
Ele ressaltou ainda que a inclusão dessas pautas no PEE é uma questão de justiça histórica e de reparação social, considerando os processos de exclusão que marcam essas populações.
Pascoal João encerrou sua fala defendendo que o Plano Estadual de Educação seja construído de forma participativa, democrática e com escuta ativa dos movimentos sociais e comunidades tradicionais, para que a educação seja, de fato, um instrumento de transformação social e emancipação.