Estado e municípios fortalecem regime de colaboração para garantir a alfabetização das crianças
A Bahia dá mais um passo decisivo para garantir a alfabetização das crianças com a realização do 1º Encontro Presencial de Articuladores Regionais da Rede Nacional de Articulação para a Alfabetização (Renalfa). O evento, iniciado nesta segunda-feira (14), prossegue até quarta-feira (16), em Salvador, promovendo reflexões, diálogos e trocas de experiências sobre a implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), com foco na gestão, formação e mobilização.
Durante três dias, cerca de 100 participantes, entre articuladores regionais, técnicos da Secretaria da Educação do Estado (SEC), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/Bahia) participam de mesas de debate e palestras com temáticas voltadas à avaliação; ao regime de colaboração e à autodeclaração racial no universo escolar. O encontro também abordará temas como o uso do material didático complementar, estratégias de recomposição das aprendizagens e a importância da articulação regional no acompanhamento pedagógico.

O encontro visa alinhar estratégias e fortalecer o regime de colaboração entre Estado e municípios, priorizando a alfabetização de todas as crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental. “É um evento estratégico. Estamos reunindo articuladores de todo o Estado, que vão atuar em cada um dos municípios em prol da alfabetização das crianças e dos adultos também”, ressaltou Helaine Pereira de Souza, superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, na abertura do evento. A mesa contou, ainda, com a presença do coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, José Bites; da professora Ieda Fátima da Silva, representando a Uneb; da coordenadora de Formação do Instituto Anísio Teixeira, Simone Alves; da coordenadora da Suped, Graziane Guimarães e de Eronize Lima Souza, representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação na Bahia (Undime.).
A ação integra o esforço do Estado da Bahia para consolidar o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA) do Governo Federal e se articula com o recém-aprovado Programa Bahia Alfabetizada. Criado por meio de projeto de lei aprovado em março, pela Assembleia Legislativa da Bahia, o programa visa reduzir o analfabetismo e fortalecer a Educação Básica, com investimentos em bolsas, formação continuada e apoio técnico aos municípios, assegurando o direito de aprender a ler e escrever desde os primeiros anos escolares.
“É também um momento para o planejamento das ações que serão executadas esse ano. A Secretaria da Educação do Estado e a Undime vêm buscando dar todo o apoio aos municípios para que possamos alcançar os objetivos que estão previstos pela política nacional e, agora, pela política baiana”, ressaltou a representante da Undime, Eronize Lima.

Composição da mesa de acolhimento instucional:
- Prof. José Bites (Coordenador executivo de programas e projetos estratégicos – SEC);
- Profa. Ieda Fátima da Silva (UNEB);
- Profa. Simone Alves – Coord. De Formação ( IAT – Instituto Anísio Teixeira);
- Profa. Eronize Lima ( UNDIME/ RENALFA- BA);
- Profa. Graciene Guimarães ( Coord. De Educação Infantil e Ensino Fundamental em Diálogo com os municípios/ RENALFA-BA);
- Profa. Helaine Souza (Superintendente de Políticas para a Educação Básica/SEC).















Fonte: Memo Soul