Colegiado Ampliado da Undime se reúne em Gramado, no Rio Grande do Sul
Ao som de música gaúcha e dança típica regional. Assim foi a recepção dos participantes da Reunião do Colegiado Ampliado da Undime, realizada em Gramado, no Rio Grande do Sul. Dirigentes Municipais de Educação que compõem a diretoria executiva nacional, presidentes estaduais, vice-presidentes e coordenadores institucionais que estiveram presentes puderam contemplar uma apresentação cultural do Grupo Folclórico Laços da Tradição, do município de São Francisco de Paula/RS. A reunião aconteceu nos dias 2 e 3 de dezembro.
Após a apresentação, o presidente nacional e Dirigente Municipal de Educação (DME) de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima; o vice-presidente nacional e presidente da Undime/MT, Silvio Fidelis, DME de Várzea Grande/MT; e a anfitriã, presidente da Undime Região Sul e Undime/RS, Maristela Guasselli, DME de Novo Hamburgo/RS, deram início à programação do encontro com falas de boas-vindas ao público presente.
Ainda na manhã do primeiro dia, o encontro contou com a participação da oficial de Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) Brasil, Julia Ribeiro, que apresentou aos participantes as possibilidades e novidades do UNICEF para 2025 e falou sobre ações e projetos, incluindo a estratégia Busca Ativa Escolar, visando a proteção e a garantia de direitos às crianças.
Julia falou sobre o Novo Programa de País 2024-2028, do UNICEF, que aborda temas prioritários como Saúde e Desenvolvimento Infantil; Educação; Proteção contra as violências; Água e Saneamento, Proteção Social; e Participação Cidadã e Gestão por Resultados.
No que se refere à Busca Ativa Escolar, a representante do UNICEF apresentou dados sobre o cenário da exclusão e abandono escolar no Brasil. Segundo a Pnad Contínua de 2023, mais de 1,3 milhão de crianças e adolescentes estão fora da escola. Desses 442 mil têm idade entre 4 e 5 anos, 158 mil entre 6 e 14 anos e 742 mil entre 15 e 17 anos. Cerca de 430 mil abandonaram a escola em 2023, de acordo com o Censo Escolar. Julia lembrou que o perfil da exclusão escolar é de maioria negra e parda, moradora de áreas periféricas ou rurais e vive em famílias de alta vulnerabilidade socioeconômica. Nesse sentido, a estratégia Busca Ativa Escolar visa apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.
Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos. Atualmente, a estratégia desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a Undime e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), conta com a adesão de 3.592 municípios e 21 estados.
À tarde, os dirigentes e coordenadores institucionais se reuniram para celebrar os 38 anos da Undime, comemorados em outubro. O momento foi marcado por um bolo ao som de um canto de parabéns coletivo.
Em sequência às atividades previstas, o presidente da Undime falou sobre 5ª reunião da Comissão Intergovernamental de Financiamento para a Educação Básica de Qualidade (CIF), realizada no dia 29 de novembro, que tratou entre outros pontos sobre o balanço das ações da Comissão em 2024 e o planejamento para 2025 (leia mais aqui). A programação seguiu com momentos destinados ao relato das participações da Undime em reuniões e eventos, referentes aos últimos meses; apresentação das prestações de contas dos Fóruns Regionais, realizados ao longo de 2024; além de informes gerais bem como definições de ações para o próximo ano.
O segundo dia da reunião foi dedicado ao planejamento para 2025 no que se refere às orientações às seccionais para a realização dos Fóruns Estaduais Ordinários e discussões sobre o 20º Fórum Nacional Ordinário da Undime.
Fonte/Fotos: Undime