Atenção DME’s e Equipes Técnicas para a pesquisa sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, por meio da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional (DAGE) e Coordenação-Geral de Materiais Didáticos (CGMD), está elaborando pesquisa sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), com objetivo de compreender como escolas e docentes têm utilizado os materiais e livros didáticos do PNLD para subsidiar o MEC nas perspectivas futuras para o programa.
A pesquisa é composta por dois instrumentos: entrevistas qualitativas (que serão realizadas com docentes do Ensino Fundamental dos Anos Finais de todo o Brasil), e questionário on-line (para docentes de todas as etapas de ensino, gestores escolares e dirigentes municipais e secretários estaduais de educação).
Para a viabilização da pesquisa, o MEC contatou os responsáveis por materiais e livros didáticos nas redes estaduais para que sejam os articuladores locais, apoiando na seleção de entrevistadores, de municípios e de escolas a serem visitadas, e também na divulgação do questionário para docentes das respectivas redes.
Inicialmente os docentes da rede pública poderão responder o questionário, que está aberto de 29 de outubro até 14 de novembro. Os gestores escolares receberam mensagem de e-mail com o link para distribuição a suas equipes. Ele pode ser acessado pelo seguinte endereço: https://simec.mec.gov.br/questionarios/index.php/492634
Uma ferramenta adicional de escuta dos docentes serão as entrevistas, que serão realizadas no mesmo período do questionário (de 29/10 até 14/11). Os articuladores estaduais selecionarão de forma amostral escolas e professores que lecionam no Ensino Fundamental II para serem contatados. Ainda, diretores de escolas e dirigentes municipais e estaduais de educação também serão ouvidos via questionário, que serão encaminhados ainda em 2024 via e-mail.
Diante do exposto, para que tenhamos êxito nessa ação, o MEC conta com o apoio da Undime na divulgação dessa iniciativa junto aos públicos-alvo, comunicando aos Dirigentes Municipais de Educação sobre a pesquisa. Informamos ainda que não há necessidade de repassar contatos aos articuladores, uma vez que as seccionais poderão fazer a ponte entre essas pessoas e os Dirigentes.