CAEd/UFJF realiza Encontro Formativo com Articuladores Estaduais da Renalfa
Nos dias 22 e 23 de Outubro o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) promove ação formativa para os articuladores estaduais da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O CNCA foi instituído pelo Decreto nº 11.556/2023, e busca unir os esforços da União, Estados, Municípios e Distrito Federal, para garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras, por meio da colaboração entre os entes federados e do fortalecimento das formas de cooperação entre os diferentes níveis de governo.
O evento que ocorre na cidade de Juiz de Fora/MG teve início nesta terça-feira (22), com o acolhimento aos articuladores estaduais e nacionais pela coordenadora geral do CAEd/ UFJF, Lina Kátia Mesquita de Oliveira e pela coordenadora-geral de Alfabetização do MEC, Mônica Maria Silva de Souza.
Segundo Mônica, essa ação formativa tem como objetivo principal garantir que os articuladores tenham acesso ao conhecimento técnico envolvido em todas as etapas de desenvolvimento dos testes disponíveis na plataforma, para assim apoiar às escolas e aos professores na consolidação dos processos avaliativos como estratégia de garantia do direito à alfabetização das crianças.
A programação do primeiro dia envolveu um ciclo de palestras e debates que atendem a um dos eixos do CNCA que é a Avaliação. A partir dos dados já coletados pela Plataforma de avaliações periódicas do CNCA, desenvolvida pelo CAEd/UFJF, aspectos fundamentais da avaliação formativa educacional em larga escala foram priorizados nesse encontro formativo reafirmando no âmbito do CNCA, ser a Plataforma de avaliações periódicas uma estratégia de apoio as redes para que as avaliações sejam introduzidas na rotina das escolas e principalmente, na rotina dos professores.
Entre as temáticas abordadas pautou-se a importância da avaliação formativa para garantia do direito a aprendizagem, a elaboração de matrizes de referência e produção de itens de leitura e fluência, entre outros temas. As temáticas propiciaram momentos calorosos de debates entre os convidados e técnicos do CAEd com a finalidade de consolidar o entendimento da avaliação educacional como recurso a serviço da aprendizagem, uma vez que as evidências coletadas pelas avaliações podem e devem ser utilizadas para orientar as ações de gestão e redirecionamento das intervenções pedagógicas, como afirmou a professora Lina Kátia.
Na programação do dia 23 está prevista aos convidados uma visita ao galpão da BR-040, espaço onde é feito o processamento dos testes aplicados nas avaliações realizadas pelo CAEd. A proposta é apresentar a logística de processamento dos testes e produção dos dados das avaliações externas realizadas pelo CAEd.
Representando a Bahia, estão presentes no evento as articuladoras estaduais da Renalfa, Eronize Lima /UNDIME e Graciene Rocha de Jesus Guimarães/SEC-BA. Para Eronize Lima o encontro representou um importante momento de aprendizado acerca dos diversos aspectos envolvidos na avaliação em larga escala e o seu papel na promoção de uma educação de qualidade.
A plataforma do CNCA pode ser acessada por meio do endereço eletrônico http://www.criancaalfabetizada.caeddigital.net