Seminário debaterá educação, governança de dados e IA
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais (Segape), realizará o Seminário Educação, Governança de Dados e Inteligência Artificial, nos dias 16 e 17 de outubro, no Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB). O evento é promovido em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e será transmitido por meio do canal do MEC no YouTube.
O objetivo do seminário é estimular o debate acerca da centralidade de uma política de governança de dados para a garantia de uma gestão baseada em dados precisos, completos e confiáveis, que possibilite um processo decisório fundamentado em evidências. A governança de dados é instrumento basilar para a promoção da transformação digital, bem como para o uso de tecnologias educacionais embasadas em inteligência artificial (IA).
A Undime vai participar do painel “Os desafios da integração de dados na coordenação federativa”, no dia 16 de outubro às 14h (horário de Brasília), representada pelo Assessor de Projetos, Vilmar Klemann. Também compõem o painel um representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb), com moderação de Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt, Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.
Nesse sentido, dados a sensibilidade e o poder da IA para moldar comportamentos e definir horizontes educacionais, o seminário discutirá também quais são as medidas que o MEC deve tomar para ferramentas que utilizam essa tecnologia produzirem o resultado esperado de maneira segura; condizente com os objetivos de ensino e aprendizagem; e distribuída de forma a fortalecer a política educacional.
O seminário é aberto ao público e contará com servidores e dirigentes do MEC, a sociedade civil, especialistas, professores e acadêmicos. As inscrições podem ser feitas na página do seminário, na qual também é possível conferir a programação completa. A participação presencial dará direito a certificado.
Programação – No evento, haverá mesas de debate sobre transformação digital e governança de dados na educação; os desafios da integração de dados na coordenação federativa; a governança e efetividade da IA em processos de ensino e aprendizado; o equilíbrio entre privacidade e uso responsável dos dados; bem como dados e informações para o monitoramento e a avaliação de políticas educacionais.
Fonte: MEC (com adaptações)