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Bahia

Pesquisadores do Observatório de Equidade (NESS) e do Iede/Qedu ministram oficinas no III Ciclo Formativo do IAT/SEC , em parceria com a UNDIME/Bahia com foco em Interseccionalidade

O III Ciclo Formativo do IAT, (Re)planejando a partir dos resultados das avaliações externas, no IAT (Instituto Anísio Teixeira), em Salvador , segue nesta quinta feira agregando mais técnicos dos Núcleos Regionais de Educação(NTE). Foram recebidos hoje os representantes dos seguintes NTEs: 05,06,07,08,10,11,12,13,22,23,27.

Para os técnicos que chegaram hoje (19/09) a programação do evento contou com uma mesa de abertura, a qual se fez presente a Assessora Técnica da Undime Bahia, Eronize Lima, representando o Presidente Anderson Passos, Iuri Rubim (diretor do IAT), Tais Nunes (Representando a SGINF/SEC) e colaboradores dessa ação.

Na sequência ocorreu a conferência magna com o tema: Um olhar sobre as avaliações externas na Educação Básica ministrada pelo representante do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED). Foi oportunizado no Painel com experiências exitosas dos municípios o relato do município de Dom Basílio, , finalizando o dia com a palestra intitulada Implementação de Políticas de Recomposição de Aprendizagem ministrada por representante do Instituto REUNA.

Os demais técnicos que já tinham vivenciado essa mesma programação ontem, participaram de oficinas ministradas pelas instituições colaboradas dessa ação formativa: Iede/Qedu Interdisciplinaridade e evidências no debate educacional) e Observatório de Equidade Educacional, do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES, ligado à Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

O QEdu é um portal aberto e gratuito, com todas as informações públicas sobre a qualidade do aprendizado em cada escola, município e estado do Brasil, esteve nessa ocasião representado por Lucas Landim, Ernesto Martins Faria e Luana Bunese.

O Observatório de Equidade Educacional, do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES), ligado à Universidade Federal de Alagoas (UFAL), é formado por centenas de especialistas de diversas áreas, que trabalham para gerar novos conhecimentos, elaborar estudos e desenvolver soluções tecnológicas capazes de impactar positivamente todo o ecossistema educacional brasileiro. Do NEES estavam a coordenadora geral do Observatório, Angelina Vasconcelos, o líder de Pesquisa, Gabriel Fortes; e os pesquisadores Luan Torres, Patrícia Fortes e Pedro Henrique Matias.

Para Eronize, “a proposta do IAT, atendente o que há de mais caro para os municípios: Formação continuada embasada na ação – reflexão – ação em um movimento que oferece possibilidade aos cursistas, perceber o quanto é necessário a compreensão da avalição como ferramenta para monitoramento dos dados educacionais, possibilitando fazer um acompanhamento dos indicadores da aprendizagem, ajustando pedagogicamente às características individuais dos alunos, e, revendo as estratégias no processo e não ao final do ciclo ou da unidade letiva. Serão esses técnicos que seguirão mobilizando gestores e seus pares a pensarem sobre indicadores e monitoramento de dados educacionais, como foco no fortalecimento da Cultura da Avaliação à serviço da Aprendizagem por meio de um olhar interseccional sobre os resultados mensurados ”.

A programação com as oficinas citada segue nesta sexta-feira .

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