Secretaria da Educação do Estado realiza encontro com gestores dos polos de Educação à Distância das UAB
O Encontro “Gestão de Polos EaD/UAB: boas práticas e fortalecimento da EaD na Bahia” foi encerrado nesta quarta-feira (4), em Salvador. O evento teve como objetivo proporcionar diálogos e formação técnica sobre a modalidade de Educação à Distância; o funcionamento dos polos EaD/UAB e a relação interinstitucional com as IPES que oferecem os cursos, na perspectiva do fortalecimento da Educação à Distância na Bahia, contribuindo para o desenvolvimento educacional, econômico e social do Estado. Participaram coordenadores de polos estaduais, municipais e associados; diretores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE); e representantes das Instituições Públicas de Educação Superior (IPES).
A atividade foi uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado (SEC), através da Coordenação de Ensino Superior (CEPEE), responsável pela articulação entre as universidades e a Educação Básica, para valorizar o trabalho desenvolvido pelos polos que existem na Bahia da Universidade Aberta do Brasil (UAB). “A expectativa foi a de entender as experiências exitosas desses polos e a política da Educação à Distância, bem como a valorização dos profissionais da Educação que compõem os polos e a importância que estes têm para a manutenção da frequência dos estudantes que fazem cursos de licenciatura, através da UAB”, destacou o assessor especial da SEC, Manoel Calazans, que representou a secretária estadual da Educação, Rowenna Brito.
Para o Presidente da Undime Bahia., Anderson Passos, Dirigente Municipal de Educação de Aratuípe no Baixo Sul, “a Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância e em muito municípios da Bahia, as Secretarias Municipais de Educação apoiam incondicionalmente esta ação, por entender a importância que ela tem para os territórios baiano.
A Educação à Distância (EaD) pública tem, desde 2009, se expandido significativamente no Brasil, ofertando cursos de graduação e especialização em territórios onde o acesso à Educação Superior é escasso. Tais ofertas ocorrem nos polos EaD/UAB – municipais e estaduais. Em alinhamento com a política pública da Universidade Aberta do Brasil, os polos EaD funcionam como um núcleo de apoio pedagógico e administrativo, que deve dispor de biblioteca, laboratório de informática, tutoria presencial, aulas presenciais e práticas de laboratório, dentre outras atividades.
No primeiro semestre de 2024, atendendo a Portaria CAPES nº 232, que prevê processos seletivos para Coordenador de Polo a cada quatro anos, foi realizado o Processo Seletivo Interno, Edital nº 04/2024, que selecionou 27 profissionais – professores/coordenadores pedagógicos – para atuação nos polos estaduais. O coordenador do polo desenvolve suas atividades no município ao qual ele foi selecionado para atuar, sendo suas tarefas voltadas para atividades típicas de gestão e administração do espaço do Polo EaD/UAB.