Parceria entre ministérios promove formação em Saúde para profissionais da educação
O curso “Atualização em Planejamento e Gestão do Programa Saúde na Escola (PSE)” foi iniciado, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. A iniciativa é um marco na promoção da saúde e prevenção de doenças entre estudantes da Educação Básica da Região Nordeste, reforçando o compromisso com a formação integral dos alunos. O curso, que integra o projeto “Fortalece PSE!”, é resultado de uma parceria entre os ministérios da saúde e da educação.
Qualificar os gestores é um passo decisivo para garantir que as ações do PSE sejam bem planejadas e eficazmente executadas. Isso fortalece a integração entre saúde e educação nas escolas, criando ambientes mais saudáveis e propícios ao desenvolvimento dos alunos. “A educação é a única política estrutural presente em todos os municípios baianos. Quando unimos Educação e Saúde, alcançamos a população que mais precisa e fazemos a diferença”, afirmou o diretor do IAT, Iuri Rubim, destacando o papel transformador dessa articulação.
O PSE aborda temas vitais, como saúde bucal, alimentação saudável, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e combate ao uso de álcool e drogas, entre outros. Para Anderson Passos, Presidente da Undime Bahia e DME de Aratuípe no Baixo Sul, “a ação é fundamental para contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino”.