I Encontro de Mutirões Escolares para (Re)Elaboação dos PPP’s das Escolas do Campo em Sobradinho
Nesta segunda-feira (19) aconteceu o I Encontro de Mutirões Escolares para (Re)Elaboação dos PPP’s das Escolas do Campo de Sobradinho no Território de Identidade Sertão do São Francisco.
evento teve como objetivo principal oferecer instrumentos orientadores para a sistematização dos PPP’s das escolas do campo, conforme orientações do Programa FormaCampo. O que é considerado para a Educação do município um marco histórico em relação aos PPP’s, porque até então, utilizava-se um documento unificado para todas as escolas do campo da rede. Dessa forma, sete PPP’s foram iniciados coletivamente com a participação efetiva dos membros dos mutirões escolares, sob a ótica de um PPP Unificado para PPP’s Identitários.
Os mutirões são compostos por professores e os profissionais de apoio das escolas do campo, Gerência de Educação do Campo, membros do Conselho Municipal de Educação (CME), do Fórum Municipal de Educação (FME) e Técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SME).
A convite da Secretaria Municipal de Educação, o Prof. Dr. Celito Kestering fez a palestra de abertura, com o tema “Identidade Campesina”, onde abordou aspectos relevantes da história do município e a construção de sua identidade. Uma sensibilização marcante em sua abordagem sobre uma “Terra sem Males”, em que todos têm o direito de usufruir a vida em sua plenitude.
Na oportunidade, foram socializadas pelos membros dos mutirões as experiências do processo de escuta de estudantes, funcionários e famílias das comunidades campesinas, o qual precedeu a este encontro. Além do estudo sobre o CADERNO TEMÁTICO II: A Concepção de Projeto Político pedagógico das Escolas do Campo e o CADERNO III: Instrumentos para a Sistematização do Marco Situacional, materiais disponibilizados pelo Programa Formacampo. A professora Letícia Oliveira, da Escola São Sebastião (extensão Comunidade Barra) apresentou o Cordel “Juventude do Campo”, de sua autoria.
Num ambiente acolhedor, o encontro promoveu muita cooperação e participação dos mutirões escolares, por meio de decisões coletivas e produção inicial dos PPPs escolares, sendo estes os primeiros individuais nas escolas do campo, em 35 anos de emancipação do município de Sobradinho. Uma grande conquista reconhecida e enaltecida pelas comunidades campesinas e pela Educação Municipal, que encontrou grande suporte e orientações claras e específicas do Programa Formacampo, através do GT 2 – Projeto Político Pedagógico para Escolas do Campo.
A Secretária de Educação Ducilene Kestering, presente no encontro, falou da adesão ao Programa e da importância desse momento para o avanço e desenvolvimento da Educação do Campo no município. A Coordenadora Municipal do Programa Givanice Fonte conduziu as oficinas e fez os encaminhamentos necessários para a progressão dos trabalhos em cada comunidade. Um dia muito rico e produtivo em busca da concretização da identidade campesina pela (re)elaboração dos PPPs das escolas do campo.