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BahiaBrasil

Bahia participa do 1º Seminário de Monitoramento e Avaliação de Políticas de Educação Básica

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), promove nesta terça e quarta-feira, dias 20 e 21 de agosto, o 1º Seminário de Monitoramento e Avaliação de Políticas de Educação Básica.

A Bahia está representada no evento, por meio Representantes da Bahia no Seminário de Graciene Rocha de Jesus Guimarães – Articuladora Estadual do CNCA /SEC, Eronize Lima Souza – Articuladora Estadual do CNCA /UNDIME e Hilmara Bitencourt, Diretora de Avaliação da Educação Básica, Informação e Estatísticas Educacionais.



A palestra de abertura será feita pela Diretora da RBMA, Márcia Joppert, com o tema: Desvendando o Monitoramento e a Avaliação: Fundamentos Essenciais para a Educação Básica

Na mesa de abertura estarão presentes: a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt; o secretário substituto de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais do MEC, Marcus Vinicius Braga; o diretor de Monitoramento, Avaliação e Manutenção da Educação Básica, Valdoir Pedro Wathier; o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica, Alexsandro Santos; a representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria do Socorro Batista; e o representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Silvio Aparecido Fidelis.

Para a programação, estão previstas oficinas sobre manipulação de base de dados educacionais, uso de indicadores, elaboração de instrumentos de coleta de dados e análises interseccionais com foco na promoção da equidade, entre outros temas.

O intuito é contribuir para a formação não só de gestores e equipes técnicas do MEC, mas também de articuladores estaduais da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. O programa busca garantir a alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental.

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