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Brasil

Governo Federal apresenta relatório de resultados do Indicador Criança Alfabetizada

Foi divulgado, nesta terça-feira (28), o 1º Relatório de resultados do Indicador Criança Alfabetizada, no Palácio do Planalto, em Brasília, em reunião do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva com o ministro da Educação, Camilo Santana, com a presença de governadores e secretários de educação, representantes dos estados e municípios.

O presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, e o vice-presidente, Silvio Fidelis, Dirigente Municipal de Educação de Várzea Grande/MT e presidente da Undime/MT, estiveram em Brasília, junto a presidentes e representantes das seccionais da Undime de todos os estados brasileiros.

Foto: Undime

De acordo com o estudo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2023, 56% das crianças brasileiras alcançaram o índice de alfabetização definido pela autarquia, para o 2º ano do ensino fundamental. Com o resultado, o Brasil recuperou o desempenho de alfabetização anterior à pandemia de Covid-19. O novo indicador é 20 pontos percentuais acima do que o desempenho apresentado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e 1 ponto percentual acima da avaliação de 2019 (55%).

Foto: Undime

O avanço foi uma das metas estabelecidas pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado em 2023 pelo Ministério da Educação (MEC). A iniciativa busca, em regime de colaboração, entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, garantir a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o final do 2º ano do ensino fundamental, além da recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia.

O Indicador Criança Alfabetizada foi calculado por meio da Pesquisa Alfabetiza Brasil, que definiu o ponto de corte para a alfabetização em 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A partir desse alinhamento nacional, os dados foram apurados pelas avaliações aplicadas pelos estados, em 2023, que contou com a participação de 85% dos alunos das redes públicas brasileiras.

“Alfabetizar na idade certa é fundamental para a garantia da aprendizagem em toda trajetória escolar dos nossos estudantes da escola pública brasileira. Agora, pela primeira vez no Brasil, temos um parâmetro do que é uma criança alfabetizada e conseguimos padronizar isso para todo o país, partindo de critérios e evidências científicas. É uma avaliação censitária e por aluno. Assim, podemos definir metas para estados e municípios”, afirmou o Ministro da Educação, Camilo Santana.

Para os próximos anos, o MEC estabeleceu metas progressivas nacionais de alfabetização dos estudantes da rede pública, seguindo o padrão nacional de desempenho da criança alfabetizada, a partir do acordo firmado entre estados e municípios.

“O Governo Federal assumiu o compromisso de aumentar o índice de crianças alfabetizadas na idade certa para 80% até 2030. É nobre, mas precisamos chegar a 100%. Hoje estamos dando um pontapé extraordinário, por isso quero agradecer aos governadores, aos prefeitos, e aos Dirigentes da Undime e do Consed, que junto com o Inep, conseguiram fazer um trabalho extraordinário. Paulo Freire dizia: educação não transforma o mundo, educação muda pessoas e pessoas transformam o mundo. E nós estamos aqui assumindo o compromisso de mudar pessoas para elas transformarem o mundo com educação de qualidade, da creche ao ensino universitário”, disse o presidente Lula.

Os resultados do estudo apresentado indicam que 19 estados alcançaram percentuais superiores aos do Saeb 2019. Desses, alguns registraram mais de 10 p.p., como Rondônia e Maranhão. O indicador não contempla dados do Acre, de Roraima e do Distrito Federal, já que essas unidades da Federação ainda não implementaram o sistema estadual de avaliação.

Representando os Dirigentes de Educação de todos os municípios brasileiros, o presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, evidenciou o trabalho desempenhado pelos professores alfabetizadores.  “Esses educadores têm um papel crucial na formação das crianças, pois são responsáveis por apresentar o mundo da linguagem, possibilitando a compreensão das palavras e dos números, oferecendo o apoio para que cada criança possa desenvolver-se e comunicar-se de maneira eficaz e ser capaz de compreender o mundo ao seu redor. Esses profissionais ajudam a construir a base da trajetória educacional dos estudantes, já que a alfabetização é condição fundamental e decisiva na trajetória escolar da criança, definindo seu ritmo e sucesso”, parabenizou.

Confira as metas de alfabetização para os próximos anos:

Acesse os dados estaduais.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Fonte: Undime (com informações do MEC)

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