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Brasil

Confira a programação detalhada da Jornada Pedagógica online 2024 da Undime

De 22 a 26 de janeiro (segunda a sexta-feira), sempre às 15h (horário de Brasília), a Undime e o Conviva Educação irão realizar a primeira edição da “Jornada Pedagógica: um olhar para o presente e o futuro”. O evento virtual vai abordar temas que ajudarão professores(as), coordenadores(as) pedagógicos(as) e diretores(as) escolares a definirem as melhores estratégias para a promoção da aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.

As transmissões on-line são gratuitas e abertas ao público, ou seja, não é necessário realizar inscrição prévia para acompanhar. Quem participar ao vivo e preencher a lista de presença receberá uma declaração de participação. No entanto, só serão emitidas declarações para os participantes que acompanharem a transmissão em tempo real e preencherem corretamente a lista. Para cada dia haverá uma lista e, portanto, a declaração será referente a cada tema.

Para assistir, basta acessar https://convivaeducacao.org.br/videoconferencia.

Na segunda-feira, 22 de janeiro, o primeiro episódio será “BNC da formação continuada em sala de aula” e terá a participação de Gabriela Moriconi, pesquisadora na Fundação Carlos Chagas e Maria Regina Passos, assessora técnica da Undime. A mediação será feita pelo presidente da Undime Região Sudeste, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP e presidente da Undime São Paulo.

O debate vai tratar acerca das contribuições que a BNC da Formação Continuada promove para garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos discentes; e propor sugestões para a implementação da BNC da formação continuada nos municípios das diferentes regiões brasileiras, de modo que chegue às salas de aula.

No segundo episódio da Jornada, o tema em questão será: Alfabetização, Letramento e Multiletramentos. A transmissão ao vivo será na terça-feira, 23 de janeiro, com a participação da pesquisadora em desenvolvimento humano, Elvira Souza Lima; e Josiane Toledo Ferreira Silva, supervisora de Entrega de Resultados de Avaliação Educacional do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A mediação será da presidente da Undime Paraná e coordenadora do Grupo de Trabalho de Alfabetização da Undime, Marcia Baldini, Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/PR.

Durante a transmissão, as convidadas irão abordar sobre como assegurar a alfabetização nos dois primeiros anos da Educação Básica, quais os desafios atuais e as possibilidades de superá-los e quais processos formativos poderiam subsidiar os professores alfabetizadores, de modo que repercutam nas práticas em sala de aula.

Na quarta-feira, 24 de janeiro, será o  momento de falar sobre “Educação integral em sala de aula”. O evento virtual terá a mediação do presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE e participação de Raquel Franzim, coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação; e de Carlos Wagner Costa Araújo, doutor em Educação Científica Universidade Federal do Rio Grande do Sul , assessor do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

No debate, os convidados irão dialogar sobre as mudanças necessárias para que, de fato, se exerça a educação integral e como a escola precisa se organizar para assegurar que os estudantes sejam formados integralmente.

O penúltimo episódio da Jornada vai ao ar na quinta-feira, 25 de janeiro, e vai tratar da “Implementação da Lei Nº 10.639 em sala de aula”, com a participação da orientadora educacional e doutoranda em educação, Luciana Alves. A mediação será feita pela professora Clélia Mara Santos, Dirigente Municipal de Educação de Araraquara/SP e representante da Undime na Comissão Nacional para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (Cadara).

A conversa vai abordar os processos formativos que precisam ser assegurados para subsidiar as práticas dos professores da Educação Básica na garantia da implementação da Lei 10.639, o que a escola precisa fazer para assegurar o cumprimento da Lei em sala de aula e o que ainda precisa ser feito para que a educação antirracista possa, de fato, refletir na sociedade, partindo das escolas. 

O quinto e último episódio abordará o tema “Conviver na escola: um olhar para a competência socioemocional”, e será transmitido ao vivo na sexta-feira, 26 de janeiro.

O encontro virtual terá a participação da formadora e gestora em Programas de Desenvolvimento socioemocional, Edna Borges e do psicanalista Geraldo Peçanha de Almeida. A mediação será feita pela presidente da Undime Pernambuco e Dirigente Municipal de Educação de Igarassu/PE, Andreika Asseker Amarante. 

Juntos, os convidados irão debater sobre como as competências socioemocionais contribuem para a escuta, vida coletiva e interação social e como o professor pode planejar aulas, considerando as competências socioemocionais, de modo a assegurar a aprendizagem e o desenvolvimento de cada discente.

Para acompanhar os episódios acesse https://convivaeducacao.org.br/videoconferencia

Fonte: Conviva Educação

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