Undime e TCM querem saber como está o ensino de história afro-brasileira nas Escolas Municipais da Bahia
Os conteúdos obrigatórios de história e cultura afro-brasileira e africana são indispensáveis para produção de um imaginário diverso, um repertório simbólico múltiplo e uma realidade democrática em que todas pessoas possam ser respeitadas”. Essa é a importância de aplicar a Lei 10.639 nas salas de aula de escolas públicas e privadas Brasil afora, segundo o professor de Filosofia Renato Noguera, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Publicada em 9 de janeiro de 2003, a Lei 10.639 tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nos currículos da educação básica. Em 10 de março de 2008, a Lei 11.645 trouxe o complemento de também incluir a história e cultura de povos indígenas. Ao completar 20 anos, a Lei 10.639 marca uma série de políticas públicas voltadas à valorização da África, das lutas de africanos e seus descendentes no Brasil, da cultura negra brasileira e da presença do negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro no país por meio da educação.
Responda ao questionário e ajude o Tribunal de Contas e a Undime neste levantamento:
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