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Brasil

Representantes da Undime participam da etapa da região Norte do Ciclo de Seminários Programa Escola em Tempo Integral

A Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) realizou, em Belém/PA, nos dias 23 e 24 de agosto, o “Ciclo de Seminários Programa Escola em Tempo Integral: princípios para a Política de Educação Integral em Tempo Integral”, etapa da região Norte. A solenidade de abertura contou com a mediação da coordenadora-geral de Educação Integral e Tempo Integral do MEC, Raquel Franzim. Na ocasião, a Undime foi representada pela vice-presidente da seccional do Pará e Dirigente Municipal de Educação (DME) de Santa Izabel do Pará/PA, Elen Cristina da Cruz Alves.

“É com muito entusiasmo que a Undime participa deste momento, pois o objetivo é elaborar um documento nacional com os princípios orientadores da educação integral por etapas e modalidades na educação básica. A instituição está à disposição para debater esse assunto tão importante. É preciso fortalecer a região Norte no que diz respeito a essa temática”, disse Elen.

O primeiro painel teve o tema “A arte, a cultura, o esporte, o meio ambiente, direitos humanos, a ciência e tecnologia na Política de Educação Integral em Tempo Integral”. Já no período da tarde, ocorreu o debate “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral na Educação Infantil – Orientações para o Tempo Integral em Creches e Pré-Escolas”, com participação da presidente da Undime Tocantins e  Dirigente Municipal de Educação de Lajeado/TO, Luiza Rodrigues de Souza Brasileiro, que trouxe a experiência do seu estado com a educação integral, e comentou que cerca de 57% da rede estadual oferta essa modalidade, segundo pesquisa realizada em junho de 2023, pela Undime/TO. Por fim, a DME de Lajeado/TO comentou que a proposta pedagógica precisa trazer os pais para participar da vida das crianças na escola, tornando esse um espaço de interação.

No segundo dia de debates, que ocorreu nesta quinta-feira, 24 de agosto, foram realizados três painéis, sendo um pela manhã e dois à tarde. O primeiro painel do dia discutiu sobre o tema “Princípios da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Fundamental – Orientações para o Tempo Integral nos Anos Iniciais e Finais”. Para a DME de Moju/PA, Sandra Lima, que participou do debate, a intersetorialidade é muito importante para uma escola em tempo integral. “Para enfrentar o desafio de promover o desenvolvimento de uma escola em tempo integral, é necessário o desenvolvimento de um trabalho articulado entre os diversos atores sociais e institucionais, por meio da formação de uma rede intersetorial”, comentou.

À tarde, os painéis foram com os seguintes temas: “Princípios da Educação Integral emTempo Integral no Ensino Médio –Subsídios para a Nova Política do Ensino Médio”; e “Os temas contemporâneos transversais em diálogo com a Educação Integral nos territórios”. Em ambos os debates, participaram representantes do MEC e de instituições ligadas à educação da região Norte.

Participaram do evento, também, o Dirigente Municipal de Educação de Maués/AM e vice-presidente da Undime Amazonas, João Libânio Cavalcante; a presidente da Undime Acre e Dirigente Municipal de Educação de Xapuri/AC, Fernanda Pinheiro de Abreu; o vice-presidente da Undime Amapá e Dirigente Municipal de Educação de Tatarugalzinho/AP, Samuel dos Santos Silva, e a presidente da Undime Pará, DME de Castanhal/PA e presidente da Undime Região Norte, Claudia Alaine Gomes.

Agenda

As novas datas dos próximos seminários regionais seguirão a seguinte ordem: na região Nordeste, o encontro ocorrerá em Recife/PE, nos dias 27 e 28 de setembro; e no Sudeste, o evento será em Diadema/SP, nos dias 4 e 5 de outubro. A etapa do Sul está prevista para ocorrer em Porto Alegre (RS), o MEC ainda vai confirmar a data. A conferência de encerramento será em Brasília/DF, no dia 6 de outubro.

Fonte: Undime, com informações do MEC.

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