Nesta terça-feira, dia 22 de agosto celebramos no Brasil o Dia do Folclore
No dia 22 de agosto celebramos o Dia do Folclore, em referência a data em que o arqueólogo britânico William John Thoms criou o termo “Folklore”, no ano de 1846.
No Brasil, o folclore nacional é celebrado através de figuras típicas que temos contato desde a infância, como o Saci, a Cuca, o Curupira, a Mula sem Cabeça, a Iara…
Contudo, o folclore vai muito além dos clássicos personagens. Nele, encontramos festas e manifestações artísticas como o Bumba Meu Boi, o Frevo, as Festas Juninas e muito mais!
O que é Folclore?
O Folclore nada mais é do que um conjunto de costumes, lendas, histórias, crenças, festejos, mitos e conhecimentos passados de geração em geração. Ou seja, é um agregado de saberes e crenças populares de um determinado grupo. Ele está intimamente ligado à identidade e cultura é um povo.
Por este motivo conseguimos nos reconhecer tanto através do folclore nacional. Através dele conseguimos enxergar diversas tradições e hábitos que fizeram parte da vida cotidiana dos nossos antepassados equestre, consequentemente, fazem parte das nossas.
A palavra é originada do inglês, onde há a junção dos termos Folk (povo) e Lore (sabedoria). Ou seja, o Folklore significa algo como sabedoria do povo ou sabedoria popular.
Dia do Folclore
Apesar da data ser comumente celebrada nas escolas brasileiras, muitas pessoas ainda não entendem o real motivo da comemoração. Por isso, fazemos questão de reafirmar que celebrar o folclore nacional é celebrar a nossa cultura, as nossas tradições, as nossas raízes.
Personagens caricatos icônicos como o Saci Pererê e o Bumba Meu Boi; festas incríveis, como as juninas, marcam a infância e a vida de milhões de brasileiros, então, nada mais justo do que homenagear essa herança, não é mesmo?
Aqui no Brasil a data começou a ser celebrada no ano de 1965, quando o então presidente, Humberto Castello Branco, oficializou a comemoração por meio do Decreto nº 56.747. Contudo, em 1947 já havia sido criada a Comissão Brasileira de Folclore. O principal estopim para esse movimento foi a Semana de Arte Moderna de 1922, quando a cultura e a arte nacional ficaram ainda mais evidenciadas.
- Dia do Folclore: 22 de Agosto;
- Origem da palavra: Britânica, trazida pelo pesquisador William John Thoms
- Significado: Folk (povo) e Lore (sabedoria);
- O que compõe o folclore: Músicas, festas, danças, lendas, histórias, personagens, vestimentas, costumes, tradições, sabedorias, rituais, transmissão oral, etc.
Folclore Brasileiro
O folclore brasileiro é, sem dúvidas, um dos mais ricos e encantadores do mundo. São diversos festejos, manifestações artísticas, literárias e culturais que passam de geração em geração. Os maiores estudiosos folcloristas do Brasil são Renato Almeida (1895-1981), Mário de Andrade (1893-1945) e Luís da Câmara Cascudo (1898-1986).
Foram eles que, no século XX, deram ainda mais ênfase à cultura popular brasileira. Eles faziam pesquisas, especialmente, nos campos da etnografia, etnologia e antropologia cultural, desvinculando a cultura brasileira da europeia.
Em 1951 foi publicada a Carta do Folclore Brasileiro durante o I Congresso Brasileiro de Folclore, que aconteceu no Rio de Janeiro. O documento definia o “Fato Folclórico” como:
“Constitui o fato folclórico a maneira de pensar, sentir e agir de um povo, preservada pela tradição popular e pela imitação, e que não seja diretamente influenciada pelos círculos eruditos e instituições que se dedicam, ou à renovação e conservação do patrimônio científico humano, ou à fixação de uma orientação religiosa e filosófica”.
No ano de 1995, durante o VIII Congresso Brasileiro do Folclore, que aconteceu na cidade de Salvador – BA, pesquisadores sobre o tema reformularam o conceito de folclore:
“O folclore é o conjunto de criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade.”
Principais elementos do Folclore Brasileiro
Como vimos, o folclore nacional é extremamente rico e possui uma série de elementos incríveis. Por isso, destacamos agora os principais deles:
Lendas:
- Curupira
- Negrinho do Pastoreio
- Boto Cor de Rosa
- Boitatá
- Sereia Iara
- Saci Pererê
- Mula Sem Cabeça
- Boitatá
- Cuca
Festejos:
- Folia de Reis
- Festas juninas (São João, Santo Antônio, São Pedro…)
- Festa do Boi-Bumbá
- Procissão do Fogaréu em Goiás
- Romaria de Finados
- Carnaval
- Congada
Brincadeiras:
- Pega pega
- Esconde-esconde
- Brincadeira de corda e elástico
- Cabo de guerra
- Dança das cadeiras
- Corrida de saco
- Rabo de burro