19º Fórum Nacional da Undime: confira as apresentações utilizadas pelos palestrantes
A Undime realizou de 6 a 9 de agosto, o 19º Fórum Nacional partir do tema “Cenários atuais e os desafios da educação para a próxima década”. Como forma de dar ampla divulgação ao que foi discutido e apresentado no evento, os participantes podem ter acesso as apresentações dos palestrantes. Confira:
6 de agosto
Cenários atuais e os desafios da educação para a próxima década
– Antônio Nóvoa
7 de agosto
Por uma educação ecossustentável
– Eduardo Carvalho, autor da Coleção Educação Climática com a Turma do Pererê
– Giseli Dalla-Nora, professora Adjunta do Departamento de Geografia da UFMT, Líder do Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade – GECA e Pesquisadora do GPEA
Balanço de gestão 2021/2023
– Clique aqui para assistir ao vídeo
Currículo e educação empreendedora
– Edleide Alves, gerente da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional
– José Marques Aurélio de Souza, Dirigente Municipal de Educação de Jucás/CE e presidente da Undime Ceará
Sistema Nacional de Educação: pacto federativo e regime de colaboração
– Geraldo Grossi Júnior, professor da Estadual de Educação Básica de Mato Grosso, Membro do Grupo de Estudo, Pesquisas e Extensão em Educação Municipal (UFT) e do Grupo Federalismo (UFS)
– Armando Amorim Simões, assessor da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino, do Ministério da Educação (Sase/MEC)
– Alan Resende Porto, secretário de Estado de Educação de Mato Grosso
– Silvio Fidélis, Dirigente Municipal de Educação de Várzea Grande/ MT e presidente da Undime/MT
O papel do MEC e autarquias para garantir o cumprimento da função redistributiva e supletiva da União aos entes federados
– Katia Schweickardt, secretária de Educação Básica do Ministério da Educação
– Armando Amorim Simões, assessor da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino, do Ministério da Educação (Sase/MEC)
– Zara Figueiredo, secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC)
– Maria Tereza Gonzaga Alves, diretora de Estudos Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
– Sylvia Gouveia, diretora de Gestão de Fundos e Benefícios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
– Lorena Lins Damasceno, coordenadora-geral de Formação de Docentes e Valorização das Licenciaturas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)
Atualizações do Fundeb para 2024
– Maria Tereza Gonzaga Alves, diretora de Estudos Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)
– José Marcelino de Rezende Pinto, vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação (Fineduca)
– Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Educação Infantil como prelúdio da alfabetização
– Elvira Souza Lima, pesquisadora em desenvolvimento humano
– Carolina Velho, especialista em Educação Infantil do UNICEF Brasil
– Mariana Luz, CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
– Marcia Ferri, gerente de Alfabetização no Instituto Natura
6 anos de Busca Ativa Escolar
– Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do Unicef Brasil
– Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP e presidente da Undime
– Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE e vice-presidente da Undime
– Julia Ribeiro, oficial de Educação do UNICEF no Brasil
– Daniella Rocha, oficial de Educação do UNICEF no Brasil
8 de agosto
Salas Temáticas
– Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – Ministério da Educação
– Conviva como ferramenta de gestão: um olhar para o Plano Municipal de Educação
– FNDE: PDDE e SIGPC
– FNDE e os desafios da educação/Retomada das Obras e PAR
– Avaliação da Qualidade na Educação Infantil – Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
– Equidade Racial e Alfabetização – Instituto Natura
– Como reduzir as desigualdades educacionais, do ponto de vista socioeconômico e racial para cumprir a condicionalidade 3 do VAAR/Fundeb – Undime
– Para cada criança e adolescente: uma educação que inclui e protege – UNICEF
– Financiamento para uma educação antirracista: do VAAR à dotação orçamentária na LOA – Instituto Alana
Apresentação 1, apresentação 2, apresentação 3 e apresentação 4
– Intersetorialidade: desafios da educação – Ministério da Educação
– Caminhos para o desenvolvimento de competências digitais de estudantes e educadores – Fundação Telefônica Vivo
– O currículo dos Anos Finais na perspectiva da Educação Integral: um olhar para o contexto local – Itaú Social
– Avaliação educacional – Como podemos repensar nossas práticas a partir do relatório da UNESCO “Reimaginar Nossos Futuros Juntos” – Fundação SM
– Obras (geral) e PAR – FNDE
– Programa Escolas em Tempo Integral – Ministério da Educação
Lançamento do volume III da coleção Educação em Movimento
Clique aqui e acesse a versão digital do livro
9 de agosto
Implementação da Lei 10.639/03: o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira
– Nilma Lino Gomes, consultora para Políticas Antirracistas da Fundação Santillana
– Beatriz Benedito, analista de Políticas Públicas no Instituto Alana
– Tânia Portella, sócia e consultora em educação do Geledés Instituto da Mulher Negra
Apresentação dos resultados da pesquisa “Percepções e Desafios dos Anos Finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, nas redes municipais de ensino”
– Patricia Mota Guedes, superintendente do Itaú Social
– Alexsandro do Nascimento Santos, diretor da Diretoria de Políticas e Diretrizes da Educação Básica da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação
Conectividade e tecnologias digitais de informação e comunicação
– Daniela Costa, pesquisadora das áreas de educação e tecnologias e coordenadora da pesquisa TIC Educação no Cetic.br
– Anita Stefani, diretora de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação
– Julia Sant’Anna, diretora executiva do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb)
Segurança e Proteção no Ambiente Escolar
– Yann Evanovick Leitão Furtado, coordenador-geral de Políticas Educacionais para a Juventude da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão
– Miriam Abramovay, coordenadora do Programa Estudos e políticas sobre juventudes, educação e gênero: violências e resistências da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso)/ Brasil
PNE 2024/2034: refletindo sobre os cenários atuais e planejando a próxima década
– Geovana Mendonça Lunardi Mendes, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED e representante do Fórum Nacional de Educação
– Roberto Wagner da Silva Rodrigues, diretor de Articulação Intersetorial da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino, do Ministério da Educação (Sase/MEC)
– Manoel Humberto Gonzaga Lima, presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – Uncme
A viabilidade e a sustentabilidade financeira do piso e da carreira dos profissionais do magistério
– Maria Stela Reis, Coordenadora-Geral de Valorização dos Profissionais da Educação da Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino (Sase/MEC)
– Flávia Emanuelle de Souza Soares, secretária adjunta de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso e representante do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed)
– Mariza Abreu, Consultora em educação
Fonte/Foto: Undime