Bahia contribuiu com o primeiro ciclo formativo da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização
O Estado da Bahia, conta com as participações de Eronize Lima, Assessora Técnica da Undime e Graciene Rocha de Jesus Guimarães, da SUPED/SEC, participando do primeiro ciclo formativo da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), que acontece em Brasília e termina nesta quinta-feira (27).
Durante a manhã, aconteceram as orientações técnicas para o planejamento e implementação das ações de formação dos profissionais da educação no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, contando com as participações de Lourival Filho, Diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação – DIFOR e Lucianna Magri, Coordenadora Geral de Formação dos Profissionais da Educação Básica.
Ainda no período da manhã, Roberto Júnior, Coordenador Geral de Formação de Gestores e Técnicos da Educação Básica, CGFORG/DIFOR/SEB/MEC, tratou do processo formativo no ambiente virtual de aprendizagem no Ministério da Educação, AVAMEC.
Renalfa – A Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem por objetivo ampliar a capacidade institucional dos sistemas municipais e estaduais de ensino para a elaboração e implementação de políticas de alfabetização. Isso é realizado a partir de um conjunto sistêmico de ações dedicadas à formação permanente e ao desenvolvimento profissional de professores, equipes gestoras das escolas públicas e equipes técnicas das redes municipais e estaduais de ensino.
Durante a tarde, o Programa Especial de Formação Docente para profissionais docentes da Educação Infantil, com Alexsandro Santos, Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica e Pollyana Lopes, Coordenadora de Alfabetização – COGEALF, realizando os encaminhamentos e avaliação.