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Bahia

DME de Camaçari, representante da Undime no FORPROF, em mais uma reunião de planejamento

Nesta terça-feira (11), a DME de Camaçari e Diretora Undime no Território Metropolitano, Neurelene Martins, participa de mais um encontro de planejamento do FORPROF (Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente) no IAT (Instituto Anísio Teixeira) em Salvador.

Ela destaca que a participação nas discussões das políticas públicas de estado, são sempre fortalecidas quando pensadas e discutidas colegiadamente e estes momentos de debates são importantíssimos e por isso a Undime faz questão de participar destes espaços.

A comunicação com as IES e outras instituições que abordam questões relativas à educação pública se estabelece formalmente por meio do Fórum, órgão colegiado e instituído como política de acompanhamento do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).

Objetivos

Articular a oferta de cursos de licenciatura, nas modalidades presenciais e à distância, para professores em exercício das redes públicas da educação básica sem formação adequada à lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB.

Operacionalização
1) Fórum Estadual Permanente de Apoio a Formação (FORPROF) – define, aprova a oferta e informa a CAPES;
2) CAPES analisa a oferta e, se aprovada, é homologada e lançada na Plataforma Paulo Freire, ficando disponível para as pré-inscrições;
3) Após escolha e inscrição dos professores cursistas, que avaliam e promovem suprir suas necessidades na formação, as Secretarias Municipais e a Secretaria Estadual procedem com a validação dos seus professores, cada qual em sua esfera administrativa. O procedimento e critérios ocorrem em conformidade com o executivo de cada poder;
4) IPES lançam edital, realizam o processo seletivo classificatório, procede com a convocação e a matrícula. Enviando a formação da turma para a CAPES para custeio;
5) IPES procedem com informação dos professores cursistas atreves da freqüência em curso, que após analise procede-se a concessão da Bolsa Auxílio para os professores que se deslocam até os campi; Procedimentos Bolsa Auxílio, Concessão da Bolsa Auxílio, Relatório de frequência diária e Orientação para controle de frequência e pagamento de Bolsa Auxíio.
6) CFP se responsabiliza pelo acompanhamento de todos os processos que permeiam a Plataforma Paulo Freire, tendo como inicio as validações dos professores estaduais, acompanha a freqüência, faz concessões de Bolsa Auxílio em atendimento a Lei especifica; bem como acompanha a freqüência e evasão da rede Municipal de Educação no estado da Bahia. A CFP procede ainda com a comunicação e apoio administrativo as IPES sobre todas as questões relacionadas ao PARFOR e emite relatórios para o Gabinete do Secretário e Casa Civil.

Público-alvo
Professores da rede pública de educação básica que não possuem licenciatura plena ou que atuam em área diferente da sua formação.

Como aderir
Para o professor participar do processo de formação é necessário que isso seja planejado com Diretor Escolar e que seu o currículo esteja devidamente cadastrado na Plataforma Paulo Freire.

Equipe responsável

  • Diretoria Geral do Instituto Anísio Teixeira (DG/IAT/SEC) Prof. Irene Cazorla
  • Coordenação de Formação de Professores (CFP/IAT/SEC) [email protected] / tel. (71)3116-9034/9012

Co-responsáveis:

  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES/MEC;
  • Universidade Estadual da Bahia – UNEB;
  • Universidade Estadual de Feira Santana – UEFS;
  • Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC;
  • Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB;
  • Universidade Federal da Bahia – UFBA;
  • Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia – IFBA;
  • Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB;
  • Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF;
  • Instituto Federal Baiano – IF Baiano;
  • União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME;
    •União dos Conselhos Municipais de Educação -UNCME;
    •Associação Nacional pela Formação de Profissionais da Educação – ANFOPE;

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