Presidente da Undime elenca pontos positivos do 1º Congresso da FTE-BA
O DME de Aratuípe no Baixo Sul e Presidente da Undime Bahia, Anderson Passos, destaca pontos positivos fomentados durante o 1º Congresso da FTE-BA (Federação de Trabalhadores/as da Educação Municipal da Bahia).
Para ele o principal destaque é a necessidade de um Sistema Nacional de Educação que oriente os entes federados, sendo um grande desafio para o atual governo e a proposição de uma política de estado, que seja dialogada e participativa é fundamental para o sucesso desta ação.
Anderson ressalta ainda que a presença das instituições que fomentam a educação pública no estado, a exemplo da Undime, que dialoga diretamente com as redes municipais de educalção, amplia o debate em torno do interesse coletivo.
O evento teve como objetivo debater o Sistema Nacional de Educação, financiamento e planos educacionais, além da construção de um documento comum de lutas dos sindicatos que compõem a Federação.
O 1º Congresso da FTE-BA também foi um marco que consolidou a Federação na união de forças de várias entidades sindicais de defesa da educação pública dos municípios da Bahia.