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Territorial

Representantes da Undime participam do Seminário Territoriais Saberes e Fazeres

Nesta segunda-feira (07), alguns territórios de Identidade realizaram seu seminário final do Programa de Formação Continuada, Saberes e Fazeres.

Em Amargosa no NTE 09, a DME de Laje, Patrízia Andrade – Coodenadora do Educavale e Diretora Undime no Território, juntamente com a anfitriã, Márcia Batista, compuseram a mesa de abertura.

Ação realizada pela Secretaria da Educação do Estado, via IAT – Instituto Anísio Teixeira, o programa formacional para a séries finais do Ensino Fundamental, foi tencionada pela Undime em 2019.

O Professor Williams Panfile, que na época era o DME de Elísio Medrado e Presidente da Undime Seccional Bahia, atualmente Diretor do NTE 09, destacou que é sempre bom olhar pelo retrovisor e perceber o quanto o trabalho coletivo, via regime de colaboração pode render bons frutos.

Patrícia Pimentel, representante do IAT, enfatizou que a educação precisa caminhar de mãos dadas, sem lado, sempre com o objetivo de melhorar o precesso ensino e aprendizagem nos municípios, onde tudo acontece.

A DME local, Mária Batista, acolheu os presentes, dando as boas vindas e ratificando a disposição da rede pública municipal de educação na ação, que considera extremamente exitosa. Os frutos do trabalho são galgados gradativamente, destaca.

A Coordenadora do Educavale, Fórum de Dirigentes Municipais de Educação, Patrízia Andrade, fez referência a uma frase bastante usada pela Seccional Undime na Bahia. Ninguém solta a mão de ninguém, rememorou.

O evento foi composto de Quatro Mesas Temáticas.

1: Ação de Colaboração como estratégia formativa – Memórias do Plano de Formação Continuada, com a participação do Professor Panfile, Marcos Paiva (Ex-DME de Santa Inês e Ex-Coordenador do Educavale), atualmente Coordenador Pedagógico da Rede Estadual, e Patrízia Andrade.

2: Relatos de (trans)formações de práticas profissionais. Mudanças efetivas na prática profissional, mobilizadas pelo Plano de Formação Continuada, com apresentação da Cruzada do Saber: fortalecimento do lugar de ocupância na prática da recomposição das aprendizagens, feita pela Equipe Técnica de Planaltino. O DME, Ari Porfino também participou da mesa.

3 e 4. Narrativas de memórias de formação. Aprendizagens e experiências de formação.

Na mesa 3 as ações foram compartilhadas pelas Equipes Técnicas de Laje, que explicitou as memórias sobre os Desafios da Recomposição da Aprendizagem no município. Irajuba, enfatizou os desafios da Educação de Tempo Integral na perspectiva da diversidade e a inclusão escolar. Jaguaquara, aprofundou as reminissências, identidades e devires: Trajetória da formação continuada territorial.

Já na mesa 4, Como o IAT contribui com o trabalho desenvolvido no chão da escola e a Identidade da Coordenação Pedagógica, consolidado com as apresentações de declamação comperformace do poema A corrida da vida, de Bráulio Bessa e apresentação musical com a Interpretação da canção Trem Bala de Ana Vilela, estudantes da rede pública estadual de Jiquiriçá.

Logo após as considerações finais com certificação, aconteceram as apresentações culturais com apresentação do Tempo de Arte literatura, com estudantes de Brejões e Apresentação de Dança, com uma aluna de Elísio Medrado.

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