luckyjetparimatchpinuppin-upmostbet casinomostbetmosbet4a betpin-up1win sayti1win aposta1win aviatorparimatchlucky jet crashpin-upmostbet kzmosbet casino1win online1winmostbet casinopinup casino1win slotmostbet casino1win aviatorpin up casinomosbet indialucky jet casino1win kz1 winmostbet4r betmosbet casinomostbet casinomostbet kz4a betaviatorlucky jet online1 win azaviator1win gamesmostbet aviator loginlacky jetmostbet aviator login1winpin up kz1win casinopinuppin up india4rabet mirrorpin up bet1 win
Bahia

Dirigentes Municipais de Educação devem atentar para o SABE no ciclo de alfabetização

A Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com as Unidades Estaduais de Ensino, vem, desde 2019, projetando e implementando ações para garantir que ao longo do ano letivo, cada uma das escolas, seja espaço de acolhimento, de pertencimento e da garantia dos direitos de aprendizagem, para todos (as), e para cada um (a) dos (as) estudantes baianos (as). 

Nesse contexto, ocorre a implementação do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) ganha mais forma com a parcwria firmada com a Undime Bahia, ratificando o objetivo de fortalecer o processo avaliativo nas unidades escolares, identificando indicadores pedagógicos que subsidiem a atuação da SEC e das escolas nos processos de aprendizagens dos estudantes. 

DMEs – Dirigentes Municipais de Educação e Equipes Técnicas das Secretarias, precisam atentar para os benefícios da impllantação do SABE e seus resultados positivos vão para além do processo ensino e aprendizagem. Também proporcionam maior arrecadação das redes via dispositivos do Novo Fundeb.

O SABE disponibiliza para as escolas os seguintes instrumentos avaliativos:

1. Avaliação Diagnóstica – identificar alguns conteúdos e habilidades que já foram desenvolvidos pelos estudantes, bem como os objetos do conhecimento que precisam ser fortalecidos.

2. Caderno de Apoio – exercícios que visam fortalecer as aprendizagens dos estudantes, considerando os dados obtidos no Sistema de Avaliação Baiano de Educação.

3. Avaliação Formativa – pretende apresentar mais informações que possam subsidiar a adoção de novas estratégias pelos professores para potencializar as aprendizagens dos estudantes. Nesta avaliação, professores e estudantes devem refletir sobre o esforço e envolvimento de cada um para aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem.

4. Avaliação Somativa (Prova SABE) – avaliação externa, com a mesma metodologia das avaliações do SAEB, que tem por finalidade aproximar os estudantes dos procedimentos exigidos em diversas avaliações usadas nacionalmente e subsidiar as escolas com informações sobre a evolução das aprendizagens dos estudantes, por meio de instrumentos calibrados, para melhoria dos processos de ensino e das aprendizagens.

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram