Confira o calendário de outubro dos minicursos sobre “Educação Básica
A Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, da Universidade de São Paulo, tem oferecido atividades virtuais e gratuitas para professores do ensino básico, estudantes de licenciatura, pesquisadores e outros interessados na área. Os minicursos ocorrem às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h30.
A transmissão é pelo canal da Cátedra no YouTube. Para participar, não é preciso se inscrever previamente e será concedido atestado de participação para cada minicurso. Basta que os interessados preencham um formulário enviado durante a transmissão.
Leia aqui o guia de orientações sobre como receber o certificado de participação referente a cada formação.
Os minicursos são independentes, cabendo ao interessado escolher qual, ou quais, deseja assistir.
Confira aqui a programação de outubro.
4 de outubro: Mulheres de 1922: “o Antes, o Agora e o Depois” – Ana Paula Magalhães e Marina Costin Fuser
Ementa:
Na efeméride dos 100 anos da Semana de Arte Moderna, aproveitamos para retomar debates em torno da agência feminina nas transformações sociais ao redor da década de 1920. Trata-se de um movimento que não descreve uma trajetória linear, e tem suas raízes profundas na ação de mulheres do século XIX, bem como implicações para as gerações sucedâneas. Figuras tais como Anita, Tarsila, Antonieta, Georgina, entre outras, são mulheres ligadas pelos fios invisíveis da tradição e da inovação, e atravessadas por uma cultura de resistência criativa, que aqui procuramos recuperar.
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=m-j29pJ-aUo
6 de outubro: O centenário da Independência e suas Repercussões na Educação Pública – Carlota Boto e Diana Vidal
Ementa:
O minicurso abordará as comemorações do centenário da independência em 1922, a partir de dois eixos principais: a exposição internacional de 1922, o inquérito de 1926 e o centenário da lei de 1827: o contexto dos anos 1920; e o Manifesto dos Pioneiros, a fundação da USP e a constituinte de 1934.
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=-8gseaL1t_U
11 de outubro: Biologia do Conhecer, do Aprender e do Educar – Jorge Mpodozis
Ementa:
Receberemos nesse minicurso o professor da Universidade do Chile Jorge Mpodozis Marin, PhD em fisiologia e neurobiologia, referência mundial na Biologia do Conhecer, com importantes trabalhos desenvolvidos nesse caminho explicativo, muitos em parceria com o notável biólogo chileno Humberto Maturana. A Biologia do Conhecer aborda de maneira transformadora o processo de aprendizagem, oferecendo contribuições de elevado impacto para as experiências educacionais. Como aprendemos e conhecemos? Portanto, como educar? Como refletir sobre estes desafios com base na Biologia do Conhecer? Uma revolução radical no pensamento sobre a educação a partir da neurobiologia.
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=kuBvlu2-c04
13 de outubro: Verticalização do Itinerário Formativo da Qualificação para o Trabalho. Que Educação Valoriza o Trabalho? – Paulo Wollinger e Almério Melquíades
Ementa:
Este minicurso pretende estender a compreensão sobre a verticalização do itinerário formativo para possibilitar contínuo e articulado aproveitamento de estudos e de experiências profissionais para fins de certificação. Quem de fato oferece e quem deveria oferecer? Seria a verticalização uma camisa de força no processo de profissionalização?
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Q6nBaMSnrrU
18 de outubro: O uso da Pesquisa para o Aprimoramento das Políticas Educacionais e Práticas de Aprendizagem da Linguagem – Alexsandro Santos e Beatriz Cardoso
Ementa:
Neste minicurso, nossa proposta é discutir a relação entre a produção acadêmica/pesquisa científica, o processo de formulação e implementação de políticas educacionais e as práticas escolares; a partir do tensionamento e do compromisso em “desmistificar” os usos restritos e/ou por vezes ideológicos do conceito de “evidências”, nas bases em que vem sendo apropriado pelo campo da educação. Trataremos dos encontros e desencontros dos professores com a pesquisa.
Apresentaremos uma “fotografia” extraída da análise de um questionário aplicado em uma amostra de professores de rede pública. Para em seguida problematizar e explorar caminhos que dialoguem com abordagens mais sistêmicas e colaborativas, com o intuito de mobilizar a reflexão e apresentar alguns caminhos que vêm sendo trilhados na perspectiva da integração mais dialógica e crítica entre a produção de conhecimento nas pesquisas e as demandas e perguntas que as políticas educacionais e as prática pedagógica propõem.
– Como produzir iniciativas de pesquisa enraizadas nos desafios da prática cotidiana de gestores públicos de educação e de profissionais que atuam nas escolas?
– Como transformar as descobertas acadêmicas em ferramentas úteis para o aprimoramento das práticas?
– Como promover um trabalho que se beneficie das mediações e da colaboração entre pesquisa acadêmica e práticas cotidianas das escolas?
– Como aprender com a implementação na ponta e a partir dessa aprendizagem identificar regularidades e construir metodologias flexíveis, mas que respondam a problemas que são gerais e estão presentes nos sistemas de educação?
Para avançar nesta problematização, convidamos os participantes a refletir sobre:
(1) como os desafios vividos no cotidiano das escolas e redes de ensino podem ser transformados em questões de investigação
(2) como os saberes produzidos pelos sujeitos da ação educativa na escola, no processo de implementação de políticas educacionais, podem ser reconhecidos e mobilizados na construção de inovação educacional?
(3) como avançamos em modelagens mais democráticas, inclusivas e dialógicas de formulação e implementação de políticas educacionais, apoiados na potência da pesquisa colaborativa com professores e redes de ensino?
Colocaremos para análise o processo de criação de 2 metodologias desenvolvidas ao longo de vários anos pelo Laboratório de Educação:
– Aprender a Estudar
– Aprender Linguagem
Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Rh4Rb24k3mk
Fonte: Undime com informações da Cátedra de Educação Básica da USP