Período de conferência da 1ª etapa do Censo Escolar 2022 está aberto
Até o dia 18 de outubro, os responsáveis nas secretarias estaduais e municipais de Educação e nas escolas poderão conferir, confirmar e, se necessário, retificar os dados da primeira etapa do Censo Escolar 2022, no Sistema Educacenso. As informações preliminares referentes à primeira etapa de coleta foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Portaria n.º 667, de 13 de setembro de 2022, e estão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
As escolas poderão alterar as informações declaradas ou complementá-las com dados que não foram informados no período de coleta da pesquisa estatística. As mudanças devem levar em consideração a data de referência do Censo Escolar 2022 (25 de maio), conforme a Portaria n.º 264, de 26 de março de 2007, que instituiu a data de referência do Censo Escolar como a última quarta-feira do mês de maio de cada ano.
Etapas – O Censo Escolar é dividido em duas etapas: Matrícula Inicial e Situação do Aluno. Na primeira, que ainda está em andamento, são apurados dados sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, gestores e profissionais escolares em sala de aula. Já na segunda etapa, serão apuradas as informações relativas ao movimento (quantos alunos foram transferidos, deixaram de frequentar a escola ou faleceram) e ao rendimento dos estudantes (quantidade de aprovados ou reprovados) ao término do ano letivo.
Censo Escolar – A pesquisa estatística é coordenada pelo Inep e realizada, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País. O Censo Escolar abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional.
Confira os resultados preliminares do Censo Escolar 2022
Saiba mais sobre o Censo Escolar
Fonte: Inep