Programa Brasil na Escola oferece curso de formação para a elaboração de percursos pedagógicos
O Ministério da Educação, em parceria com o Centro de Excelência em Políticas Educacionais da Universidade Federal do Ceará (CEnPE/UFC), no âmbito da estratégia de Acompanhamento Personalizado das Aprendizagens, está disponibilizando curso de formação para a elaboração de percursos pedagógicos e para a produção e uso de materiais estruturados que apoiem esses percursos.
A formação será virtual e tem o objetivo de promover conhecimento de tecnologias educacionais essenciais para as redes e escolas, para a necessária recomposição das aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática, em face das evidências geradas pelas avaliações diagnósticas realizadas como parte da cooperação do MEC com os sistemas educacionais públicos.
A formação continuada, certificada pela Universidade Federal do Ceará, vai oferecer os seguintes cursos de formação:
- Percursos pedagógicos de acompanhamento das aprendizagens – Língua Portuguesa (Turmas A e B);
- Percursos pedagógicos de acompanhamento das aprendizagens – Matemática (Turmas A e B).
O público alvo são equipes de gestão pedagógica das secretarias estaduais e municipais, atuantes na estratégia Acompanhamento Personalizado das Aprendizagens do Programa Brasil na Escola; equipes de coordenação pedagógica das escolas públicas, atuantes na estratégia Acompanhamento Personalizado das Aprendizagens do Programa Brasil na Escola; formadores (multiplicadores) nas secretarias e escolas; professores e monitores, atuantes na estratégia Acompanhamento Personalizado das Aprendizagens do Programa Brasil na Escola.
As inscrições do curso deverão ser realizadas por meio do formulário de inscrição, disponibilizado no endereço: inscricoes.cenpe.ufc.br. As Secretarias podem indicar profissionais de toda a rede, que possam participar do curso.
Dúvidas e orientações podem ser esclarecidas no e-mail: [email protected]
Serão realizados 5 encontros síncronos por videoconferência nos horários informados abaixo:
Ocorrerão ainda os Fóruns de atividades assíncronas em ambiente virtual de aprendizagem da UFC, aberto durante a semana, conforme cronograma abaixo:
Fonte: Undime (com informações do Ministério da Educação)