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Brasil

Pesquisa Unesco/MEC sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE)

O Ministério da Educação e a Unesco estão realizando levantamento nacional de dados sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE) ofertado aos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação. A pesquisa está sendo realizada no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica Internacional MEC/UNESCO (Projeto 914BRZ1060), por meio da Diretoria de Educação Especial, da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp).

Anteriormente, havíamos enviado o Questionário I destinado às escolas dos municípios listados, que tenham matriculados estudantes da educação especial (estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades ou superdotação).

Agora, contamos com a colaboração desta seccional no sentido de enviar aos municípios listados abaixo o Questionário II, destinado aos Dirigentes/Coordenadores da Educação Especial de cada município.

Segue abaixo a relação de municípios da Bahia que devem responder à pesquisa:

1. SALVADOR
2. FEIRA DE SANTANA
3. ITABUNA
4. PORTO SEGURO
5. JEQUIE
6. ILHEUS
7. VITORIA DA CONQUISTA
8. LAURO DE FREITAS
9. JUAZEIRO
10. SERRINHA
11. ITIUBA
12. TEIXEIRA DE FREITAS
13. LUIS EDUARDO MAGALHAES
14. EUNAPOLIS
15. PAULO AFONSO
16. BARREIRAS
17. CAMACARI
18. GUANAMBI
19. IRECE
20. SANTO ANTONIO DE JESUS
21. SEABRA
22. MUCURI
23. CANSANCAO
24. ITABERABA
25. UBAITABA
26. SIMOES FILHO
27. ITABELA
28. ITAPETINGA
29. CONCEICAO DO COITE
30. CAMPO FORMOSO
31. ITAMARAJU
32. IACU
33. SANTA CRUZ CABRALIA
34. VERA CRUZ
35. ALCOBACA
36. ALAGOINHAS
37. POCOES
38. SENHOR DO BONFIM
39. RIBEIRA DO POMBAL
40. ARACI
41. JAGUAQUARA
42. DIAS D AVILA

Essa pesquisa visa identificar as alternativas adotadas pelos sistemas de ensino em relação à oferta do AEE, as boas práticas desenvolvidas, os motivos de não-oferta (quando for o caso), abrangendo tanto os modelos praticados antes da pandemia, como aqueles implementados durante a pandemia de Covid-19.

questionário é destinado ao(à) Dirigente/Coordenador(a) da Educação Especial de cada município a fim de:

a) conhecer a realidade do trabalho realizado junto aos estudantes da Educação Especial nas escolas da rede que não possuem AEE;

b) identificar peculiaridades do atendimento oferecido aos estudantes da educação especial nas escolas indígena, quilombolas, assentamentos, comunidades de pescadores, aldeias e escola rural/campo, dentre outras.

Diante do exposto, a colaboração de todos(as) é muito importante no sentido de evidenciar a realidade da oferta desse serviço no contexto nacional, a fim de aprimorar as políticas executadas na área e implementar melhorias ao serviço, de maneira que possa atender a todos os estudantes que dele necessitam.

Prazo para responder às perguntas: 5 de setembro de 2022 (onde lê-se 31 de agosto de 2022 na NOTA EXPLICATIVA, favor considerar 5 de setembro de 2022)

Confira o documento – NOTA EXPLICATIVA – PROJETO UNESCO/MEC – AEE NA PANDEMIA (Projeto 914BRZ1060): http://undime.org.br/uploads/documentos/phpNGB7ZS_630e124acb653.pdf

O link de acesso ao questionário é: https://forms.gle/sKhwXTfv6d4bzi4H6

Dúvidas e/ou informações podem ser esclarecidas por meio do contato: [email protected]

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