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Brasil

Confira o cronograma de atividades extras do 9º Fórum Nacional Extraordinário da Undime

Além da programação oficial do evento (clique aqui e confira) serão realizadas atividades extras no decorrer dos quatro dias do 9º Fórum Nacional Extraordinário da Undime. Saiba mais:

Ministério da Educação vai realizar atendimento individualizado, a partir desta terça-feira (16) até quinta-feira (18). Além disso, nos dias 17 e 18 de agosto, serão realizadas oficinas sobre Programa de Inovação de Educação Conectada, condicionalidades VAAR/Fundeb, diagnóstico do PAR e +PNE, PDDE Interativo, estratégias socioemocionais, orientações para adesão ao Programa Primeira Infância na Escola, Sistema Presença, Brasil na Escola, Programa Educação e Família, orientações para elaboração dos planos de carreira e remuneração de professores, sistema de alerta preventivo e Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica. Os interessados em participar devem procurar a sala do MEC para saber a programação exata e realizar a inscrição.

Reunião Técnica para adesão de gestores municipais de educação à iniciativa #EDUCASTEM2030 pelas meninas e mulheres nas áreas das ciências, tecnologia, engenharia e matemática
Data e horário: 18 de agosto, das 10h às 12h
Vagas: 80
Inscrições: serão realizadas a partir do dia 17 de agosto, no mesmo local do credenciamento

Sobre: a Unesco no Brasil reconhece as gestoras e gestores municipais de educação como parceiros-chave para reverter o desafiador cenário de exclusão de meninas e mulheres brasileiras nas áreas de STEM, sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática. Para isso, realiza reunião técnica de adesão à iniciativa #EDUCASTEM2030.

Desde 1903, apenas 44 mulheres receberam o Prêmio Nobel, especificamente, nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). De 589 prêmios, apenas 17 foram concedidos a mulheres, ou seja, menos de 3% do total. No ensino superior, as mulheres representam apenas 35% das matrículas nestas áreas. Em resposta a essa situação da exclusão feminina na STEM, em 2022, a Unesco no Brasil, lança em âmbito nacional a iniciativa #EDUCASTEM2030. Por meio de estratégias de formação de professores e estudantes, iniciativas de comunicação e advocacy e mapeamento de redes, a iniciativa contempla e tem como objetivo impactar de maneira positiva os âmbitos identificados (individual, social, escolar e familiar), a fim de reverter o cenário de exclusão.

Trazendo como premissa da Agenda 2030 a ideia de não deixar ninguém para trás, a iniciativa #EDUCASTEM2030 visa contribuir para a promoção de uma mudança sistêmica que vai desde a educação básica, de forma contextualizada com o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular, rompendo os estigmas e os estereótipos que têm afastado as meninas das áreas de STEM. É neste contexto que os participantes desta reunião terão acesso a dados levantados pela Unesco sobre o tema e serão convidados a se mobilizarem para apoiar a sensibilização nacional junto às redes municipais de educação para o incentivo e motivação das meninas e mulheres em STEM.

Gestão escolar e de redes de ensino: desafios para assegurar a educação de qualidade
Data e horário: 18 de agosto, das 15h às 17h
Vagas: 80
Inscrições: serão realizadas a partir do dia 17 de agosto, no mesmo local do credenciamento


Apresentação e mediação: Lorena Carvalho (oficial de Projetos do Setor de Educação da Unesco); Wagner Santana (consultor da Unesco)

Relatos de experiências e debatedores: Juliana Rohsner, Dirigente Municipal de Educação de Vitória/ES; e Tiana Tapety, Dirigente Municipal de Educação de Oeiras/PI

Sobre: o setor de Educação da Unesco no Brasil lançou, em 2021, duas importantes publicações relacionadas à gestão educacional – Boas práticas de gestão em educação municipalo caso de Oeiras/PI, que tem como foco a gestão dessa rede de ensino cujos resultados têm se destacado em nível nacional; e Educação Básica no Brasil: gestões que superam obstáculos, que sistematiza e analisa experiências reconhecidas pelo Prêmio Gestão Escolar, do Consed.

Esta oficina promoverá o debate entre duas protagonistas das experiências analisadas e o público presente sobre temas como educação como direito e prioridade na agenda dos governos municipais; desafios para a formulação e implementação das políticas educacionais em nível municipal; equidade e redução de desigualdades internas das redes de ensino; a relação entre os órgãos centrais e as escolas; relações entre gestores e docentes na efetivação das políticas educacionais; e a gestão democrática, participação e controle social das políticas educacionais no município.

Fonte: Undime

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