UPB destaca avanços na alfabetização e reforça parceria com municípios durante fórum da Undime Bahia
Durante a cobertura da Web TV Undime Bahia, diretamente de Salvador, o Fórum Extraordinário da Undime Bahia evidenciou o papel estratégico da União dos Prefeitos da Bahia (UPB) no fortalecimento da educação pública nos municípios. Representando a entidade na mesa de abertura, o prefeito de Antônio Cardoso, Jocivaldo Bispo, destacou os avanços conquistados no estado, especialmente na área da alfabetização.
Em entrevista, o gestor ressaltou que o trabalho articulado entre a UPB, a Undime e os prefeitos foi fundamental para a melhoria dos índices educacionais. “A gente conseguiu superar metas importantes. No meu município, por exemplo, saímos de 25% para 52% de alfabetização, ultrapassando a meta que era de 47%. E isso aconteceu em muitos outros municípios também”, afirmou.
Localizado na região do Portal do Sertão, próximo a Feira de Santana, o município de Antônio Cardoso foi destacado pelo prefeito como um território de forte identidade social e cultural. “Somos a cidade mais preta da Bahia e a segunda do Brasil, com uma população majoritariamente negra e quilombola. Isso precisa ser reconhecido e incorporado nas políticas públicas”, pontuou.
Jocivaldo Bispo também destacou iniciativas educacionais com foco na valorização da identidade local, como o projeto “Quilombo Educador”, desenvolvido na jornada pedagógica do município. Segundo ele, a ação contribuiu diretamente para o avanço na alfabetização. “Conseguimos mais que dobrar o número de pessoas alfabetizadas a partir desse trabalho, mostrando que políticas contextualizadas fazem a diferença”, explicou.
Outro ponto abordado foi a importância da representatividade e da inclusão nas políticas públicas. “Precisamos evidenciar essas realidades para garantir que mais pessoas tenham acesso às políticas e sejam contempladas por elas”, disse.
O prefeito ainda comentou sobre o fortalecimento institucional da parceria entre a UPB e a Undime, destacando a criação de um novo espaço para a entidade na futura sede da UPB, em Salvador. A iniciativa busca ampliar o diálogo entre prefeitos e dirigentes municipais de educação. “É justo que a Undime tenha esse espaço dentro da UPB. Isso fortalece a integração entre a gestão política e a técnica, ajudando a governar melhor e colocar a educação no centro das ações”, afirmou.
Por fim, Jocivaldo reforçou o papel central da educação na gestão pública. “A educação está em todos os lugares. Em qualquer casa, em qualquer município, sempre haverá alguém ligado à escola. Por isso, ela precisa ser prioridade permanente”, concluiu.
