Jornadas Pedagógicas mobilizam educação nos 27 Territórios de Identidade da Bahia
Nos últimos dias, Jornadas Pedagógicas têm sido o principal movimento de articulação e fortalecimento da educação pública em toda a Bahia, envolvendo professores, gestores, estudantes e comunidades nos 27 Territórios de Identidade do estado. Essas jornadas, promovidas pelas Secretarias Municipais de Educação, têm servido como espaço de reflexão, formação, planejamento e reafirmação da escola como um espaço de democracia e construção coletiva do saber.
Educação contextualizada nos territórios
Em 2025, a expertise da Undime Bahia em fortalecer ainda mais os territórios de identidade, mostrou como a iniciativa pode aproximar escolas e comunidades e promover o alinhamento pedagógico, ouvir as demandas locais e reforçar a colaboração entre redes de ensino. Ao longo do ano de 2025 diversos encontros foram realizados pelos DME’s e Equipes Técnicas com gestores e professores, como momentos fundamentais para ajustar práticas educativas à realidade local, promovendo um ensino mais coerente com as especificidades socioculturais das comunidades.
Temas transversais e compromisso social
Além do foco no planejamento pedagógico, as Jornadas têm incorporado temas sociais relevantes. Na edição de 2026, as jornadas fortalecem cada vez mais os momentos formativos, reforçando o papel das escolas como espaços de promoção de direitos humanos e formação cidadã.
Desafios e perspectivas
Apesar dos avanços, docentes e gestores destacam que o real impacto das jornadas depende da continuidade das ações ao longo do ano letivo e da efetiva promoção de mudanças nas práticas pedagógicas diárias. A expectativa, porém, é que essas atividades sirvam como um ponto de partida para uma educação mais inclusiva, conectada às realidades territoriais e comprometida com a justiça social.
