Novo PAR com avanços e desafios na implementação do Planejamento Educacional na Bahia
O PAR (Plano de Ações Articuladas) tem se consolidado como um dos principais instrumentos de gestão educacional no Brasil, com a missão de otimizar a rede de ensino e promover melhorias contínuas no processo educativo. Em sua edição de 2025, o programa segue com um sistema aberto que possibilita a elaboração da etapa de planejamento dos Objetivos de Resultados e Objetivos Intermediários. Essas etapas são essenciais para a equalização dos problemas diagnosticados nas redes de ensino, que são identificados por meio dos indicadores de qualidade coletados no Censo Escolar e com base nas informações provenientes da elaboração da fase diagnóstica do programa.
A implementação do PAR busca fortalecer a gestão educacional em todo o Brasil, com foco na resolução das deficiências de infraestrutura e no aumento da eficiência do sistema educacional. Para os municípios da Bahia, essa etapa de planejamento é fundamental para que possam avançar à fase seguinte: a execução financeira e de insumos, realizada com o apoio do Ministério da Educação (MEC), em regime de colaboração com os entes federados.
Desafios e Prazos
Apesar de a prorrogação do prazo para a conclusão da etapa de planejamento ter sido definida para fevereiro de 2026, as autoridades educacionais alertam para a necessidade de manter o foco nas ações de planejamento, mesmo diante dos desafios típicos do período de final e início de ano. O professor Marcos Paiva, coordenador estadual da ação Novo PAR, destaca a complexidade desse período, que envolve não só as mudanças nas equipes das secretarias de educação, mas também o recesso escolar e o planejamento do ano letivo.
“Sabemos que o período de final e começo de ano é sempre acompanhado por diversas nuances, desde mudança no quadro das equipes das secretarias de educação, recesso, planejamento do ano letivo, entre outras agendas. No entanto, as redes de ensino que conseguirem criar a cultura de planejamento sistêmico, por meio do PAR e do plano decenal (PME), com toda certeza estarão um passo à frente no fortalecimento da gestão, inclusive a financeira da educação”, afirmou Paiva, ressaltando a importância da continuidade do trabalho mesmo durante essas transições.

Avanços no Estado da Bahia
Até 18 de dezembro de 2025, 54 municípios baianos haviam concluído a fase de planejamento da ação Novo PAR, o que representa aproximadamente 12% das cidades do estado. Por outro lado, outros 306 municípios continuam avançando na elaboração dos planos, demonstrando um empenho significativo para alcançar os objetivos estabelecidos.
O apoio aos municípios é garantido por meio dos Articuladores Territoriais, que são responsáveis por coordenar a ação em nível local. Na Bahia, 54 articuladores atuam de forma descentralizada, espalhados pelos 27 territórios de identidade do estado. O trabalho desses profissionais tem sido essencial para garantir que os municípios cumpram os requisitos do programa e alcancem os objetivos de melhoria da qualidade da educação.

O Papel da Colaboração entre Entes Federados
A execução bem-sucedida do PAR depende de um esforço colaborativo entre os diversos entes federados — União, estados e municípios — para a execução de ações que visam fortalecer a educação. O Ministério da Educação, por meio do PAR, tem sido um parceiro importante nesse processo, oferecendo suporte financeiro e técnico para que os municípios possam implementar suas propostas e resolver os problemas diagnosticados nas redes de ensino.
A ação Novo PAR, coordenada pela UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação) e a SEC-BA (Secretaria da Educação do Estado da Bahia), tem mostrado, até o momento, que o compromisso com o planejamento e a colaboração são elementos chave para o sucesso das políticas públicas educacionais. Em um cenário de constante transformação e desafios na gestão educacional, a Bahia segue mobilizada, garantindo que seus municípios sigam na busca por uma educação pública de qualidade, com mais recursos e uma gestão mais eficaz.

