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Bahia

X Encontro Territorial Baiano de Educação do Campo em Vitória da Conquista, termina fortalecendo as reflexões e práticas da Educação no Campo

O segundo e último dia do X Encontro Territorial Baiano de Educação do Campo, promovido pelo Programa FormaCampo/UESB, realizado em Vitória da Conquista, foi repleto de discussões e trocas de experiências voltadas para a realidade da educação no campo. Com o objetivo de debater práticas pedagógicas e políticas educacionais que atendam às especificidades do campo, o evento reuniu educadores, gestores e acadêmicos para refletir sobre os desafios e avanços da educação do campo na Bahia.

Manhã de Reflexões: Relatos de Experiências

A programação da manhã foi dedicada à apresentação de relatos de experiências que ilustraram o papel da educação no campo, destacando a relação entre o sujeito e o seu lugar no mundo. As mesas de debates abordaram temáticas cruciais para o fortalecimento da educação do campo, como as diretrizes e matrizes da Educação do Campo, o Projeto Político Pedagógico e a Educação Integral em Tempo Integral.

1. Diretrizes e Matrizes da Educação do Campo

A primeira mesa, mediada pelo Prof. Dr. Silvano da Conceição (PPGE/UESC), trouxe relatos de educadores de diferentes municípios. Darlene Reis, de Ibirataia (Médio Rio de Contas), Durval Costa Souza, de Ibicoara (Chapada Diamantina), e Sidnéia de Oliveira e Santos, de Guanambi (Sertão Produtivo), compartilharam suas experiências de implementação das diretrizes da Educação do Campo em suas localidades. O debate destacou a importância de uma educação que respeite as características culturais e socioeconômicas das comunidades rurais, integrando as práticas pedagógicas ao cotidiano desses territórios.

2. Projeto Político Pedagógico

Com a mediação da Profa. Ma. Geysa N. V. Matias (Formacampo/UESB), a mesa sobre Projeto Político Pedagógico trouxe contribuições importantes sobre como as escolas do campo estão estruturando seus projetos para atender as necessidades da comunidade. Suzana Batista Moreira, de Serrolândia (Piemonte da Diamantina), Zânia Costa Silva Oliveira, Priscila Laranjeira Paim e Rejane Vieira, de Santana (Bacia do Rio Corrente), e Humberto Nascimento dos Santos, presidente do CME de Ibirataia, relataram como os PPPs podem ser ferramentas essenciais para garantir uma educação mais conectada com as demandas locais, valorizando a história e as tradições das populações do campo.

3. Educação Integral em Tempo Integral

A mesa sobre Educação Integral em Tempo Integral, mediada pela Profa. Ma. Queziane Martins da Cruz (FormaCampo/UESB), abordou como a extensão da jornada escolar pode impactar positivamente as comunidades rurais. Iraní Araújo Silva, de Itacaré (Litoral Sul), Gorete Bomfim de Oliveira, de Caturama (Bacia do Paramirim), e Aldania Oliveira Diana, de Araci (Sisal), discutiram os desafios e as oportunidades de implementar a educação integral, visando uma formação mais completa para os estudantes e mais apoio para as famílias do campo.

Tarde de Atividades Pedagógicas: Saberes e Práticas

Na parte da tarde, o evento continuou com atividades pedagógicas voltadas para a troca de saberes e experiências sobre a prática educativa no campo. Diversos minicursos e debates enriqueceram o encontro, proporcionando novos aprendizados para os participantes.

1. Tecnologias Digitais e Inteligência Artificial na Educação Ambiental e Agroecologia

A primeira atividade da tarde, realizada no Auditório Glauber Rocha, tratou das tecnologias digitais e inteligência artificial aplicadas à educação ambiental e agroecologia. Ministrada pelos professores Ricardo Alexandre Castro (Gepemdecc/Formacampo), Igor Tairone Ramos dos Santos (Gepemdecc) e Niltânia Brito Oliveira (UNEB), a atividade discutiu como as tecnologias podem ser aliadas na educação rural, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a implementação de práticas agroecológicas nos territórios do campo.

2. A Gestão Educacional e o Currículo na Educação do Campo

Outro tema importante foi a gestão educacional e o currículo na educação do campo, ministrado pelos professores Luís Geraldo Guimarães (UNEB) e Jussara Tânia Moreira (UESC). A mesa discutiu como os gestores educacionais podem adaptar os currículos para as especificidades das escolas rurais, promovendo uma educação mais contextualizada e eficiente.

3. Temas Geradores na Prática Pedagógica das Classes Multisseriadas

No Auditório do Módulo 4, ministrada pela professora Vilma Áurea Rodrigues (FormaCampo/UNEB) abordaram os temas geradores nas classes multisseriadas. A prática pedagógica multisseriada é um desafio comum nas escolas do campo, e a mesa discutiu como tornar esse modelo mais eficaz, utilizando os temas geradores para integrar diferentes faixas etárias e níveis de aprendizagem dentro da mesma sala de aula.

4. Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do Campo

A educação inclusiva foi tema de outra atividade, ministrada pela Profa. Ma. Jaqueline Braga Morais Cajaiba (Formacampo/UESB) e Me. Yure Oliveira Santos (Formacampo/UESB). A discussão focou em como a Educação Especial pode ser adaptada às realidades do campo, garantindo que todos os estudantes, independentemente de suas necessidades especiais, tenham acesso a uma educação de qualidade.

5. Financiamento da Educação do/no e para o Campo

O financiamento da educação foi outro tema de grande relevância abordado no evento. Prof. Dr. Ehrick Eduardo Martins Melzer (UFPR) e Ma. Maisa Brandão (Formacampo/IFBA) discutiram como garantir o financiamento necessário para a manutenção e o desenvolvimento das políticas educacionais no campo, além de apresentar alternativas para otimizar os recursos disponíveis para a educação rural.

Encerramento: Fortalecendo a Educação do Campo na Bahia

O evento foi encerrado com a sensação de que, apesar dos desafios enfrentados, a Educação do Campo na Bahia tem avançado significativamente, especialmente com o apoio de programas como o Formacampo/UESB. Os participantes saíram do encontro com novos conhecimentos e estratégias para implementar mudanças significativas nas escolas do campo, sempre com o compromisso de tornar a educação mais acessível, inclusiva e alinhada com as realidades locais.

O X Encontro Territorial Baiano de Educação do Campo cumpriu seu objetivo de promover o diálogo entre diferentes atores da educação e fortalecer a luta pela melhoria da educação nas zonas rurais da Bahia, reafirmando o compromisso de transformar as escolas do campo em espaços de aprendizagem que respeitam e valorizam as culturas e os saberes dos povos do campo.

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