Fórum Estadual de Educação promove Painel Temático sobre Planos Decenais de Educação foi realizado em Salvador
Nesta quarta-feira, dia 03 de dezembro de 2025, das 16h30 às 18h, aconteceu o Painel Temático promovido pelo Fórum Estadual de Educação da Bahia com o tema “Planos Decenais de Educação e Sistema Nacional de Educação em Debate”. A ação faz parte da 12ª Reunião Ordinária do FEEBA 2025, será realizado em formato híbrido: presencialmente no Hotel Fiesta, em Salvador, e com transmissão online pelo canal do YouTube da FTE-BA.
O painel aprofundou o debate sobre a importância dos planos decenais de educação e seu impacto no desenvolvimento das políticas educacionais no Brasil. Com o foco na promoção de uma educação pública de qualidade, o evento proporcionou a reflexão sobre as necessidades de uma agenda educacional que tenha como base a participação social, a cooperação federativa e o compromisso com os direitos à educação e à diferença.
Importância do Evento
Este encontro se insere no esforço contínuo para fortalecer a educação brasileira, com uma visão que abrange tanto a consolidação de políticas educacionais quanto a valorização da diversidade no ensino. As discussões buscarão destacar a urgência de políticas mais inclusivas e adaptadas às realidades regionais, visando a construção de um Sistema Nacional de Educação mais justo e eficaz.
Destaques da Programação
O painel contará com a participação de dois grandes nomes da educação no Brasil:
- Prof. Luiz Fernandes Dourado, Presidente da ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação) e membro do Fórum Nacional de Educação.
- Profa. Dra. Miriam Fábia Alves, Presidenta da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), Vice-coordenadora do FNE e Professora da UFG (Universidade Federal de Goiás).
Compromisso com a Educação Brasileira
O painel reflete o compromisso contínuo dos Fóruns Estaduais e Nacional de Educação com a qualidade educacional e o fortalecimento do direito à educação no Brasil. A proposta é que a construção de políticas públicas educacionais seja feita de forma participativa, levando em consideração as especificidades regionais e as necessidades dos diversos grupos sociais, garantindo a equidade e o acesso à educação para todos.
Confira as sonoras realizadas pela Web TV Undime Bahia.








