Convocada 6ª reunião ordinária da CONEEQ, Educação Quilombola em Debate com a participação do Presidente da Undime Bahia
A Coordenação Nacional de Educação Escolar Quilombola (CONEEQ) convocou, por ordem da Presidência, a 6ª Reunião Ordinária da instituição, que ocorre nos dias 02 e 03 de dezembro, no Miniauditório do Centemec, em Brasília-DF. O evento visa discutir temas fundamentais sobre a educação quilombola no Brasil, com a participação de especialistas, defensores públicos e membros da comunidade educacional quilombola.
O Dirigente Municipal de Educação de Aratuípe/BA e presidente da Undime Bahia, Anderson Passos dos Santos é o titular da Undime na CONEEQ que tem como suplente, a DME de Castanhal/PA e presidente da Undime Pará, Claudia Alaine Gomes Seabra.
Programação do Evento
A programação do encontro abrange temas de grande relevância para a educação de crianças e jovens quilombolas, além de temas relacionados ao papel das ouvidorias e ao acompanhamento de políticas públicas.
- Dia 02 de dezembro
08h00 – Abertura e credenciamento dos participantes.
09h00 – O evento começa com a discussão sobre Educação Infantil e Educação Escolar Quilombola (EEQ), com facilitadores ainda a serem confirmados. Este painel contará com a mediação de representantes quilombolas da CONEEQ.
11h00 – O foco da próxima palestra será o Papel das Ouvidorias Externas das Defensorias Públicas no Acompanhamento da PNEERQ/EEQ, a ser conduzido por Rodrigo Medeiros. A mediação será feita pela CONEEQ.
12h00 – 14h00 – Intervalo para o almoço.
14h00 – A tarde contará com a palestra Educação Quilombola como Estratégia Contracolonial, conduzida por Joana Maria Santos, com mediação da CONEEQ.
15h30 – Apresentação dos Grupos de Trabalho, onde serão compartilhadas as iniciativas e os desafios enfrentados nas escolas quilombolas pelo país.
17h00 – Será apresentado o Balanço das Atividades da DIPERQ – CGEEQ (2025), com a participação de Eduardo Araújo e Ana Carla.
18h00 – Encerramento das atividades do primeiro dia.
- Dia 03 de dezembro
09h00 – 11h00 – O último dia será dedicado ao Planejamento 2026, com foco em ações futuras para fortalecer a educação quilombola no Brasil.
11h00 – 12h00 – Discussão sobre Assuntos de Experiência, um espaço para relatos e reflexões sobre os avanços e desafios na implementação das políticas de educação quilombola.
12h00 – 13h00 – Encerramento da reunião.
13h00 – 14h00 – Almoço de despedida.
A partir das 15h00 – Retorno dos participantes aos seus respectivos destinos.
CONEEQ
A Coordenação Nacional de Educação Escolar Quilombola (CONEEQ) é um órgão de articulação que visa promover a educação de qualidade para as comunidades quilombolas no Brasil. Seu trabalho é pautado pela valorização das culturas, saberes e tradições quilombolas, visando combater as desigualdades históricas que essas comunidades enfrentam no acesso à educação.
Essa reunião, que conta com a participação de especialistas e lideranças quilombolas, promete avançar nas estratégias de implementação das políticas públicas voltadas para a educação quilombola no país, alinhando as ações da CONEEQ com as necessidades das comunidades.




