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Brasil

Representantes das seccionais da Undime participam de formação sobre prevenção das violências nas escolas

A Undime marcou presença na Formação Nacional de Prevenção das Violências nas Escolas, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), nos dias 26 e 27 de novembro, em Brasília. Reafirmando o papel estratégico das redes municipais de ensino no regime de colaboração e no fortalecimento das políticas públicas de educação, a instituição foi representada por Dirigentes Municipais de Educação de todos os estados brasileiros.

Na mesa de abertura, intitulada “Ação interfederativa, responsabilidade compartilhada e cuidado com quem cuida: a prevenção como cultura”, a Undime foi representada por Anderson Passos, presidente da seccional Bahia e Dirigente Municipal de Educação de Aratuípe/BA.

Em sua fala, Anderson destacou que a prevenção das violências exige responsabilidade compartilhada entre União, estados e municípios, além do fortalecimento da intersetorialidade. Segundo ele, a educação não deve enfrentar esse desafio sozinha: é fundamental articular ações com a saúde, assistência social e demais setores municipais para construir estratégias reais e efetivas de prevenção.

Ainda no primeiro dia, a assessora técnica da Undime, Josevanda Franco, ministrou a palestra “Formação continuada de profissionais”, trazendo reflexões e orientações que reforçam a importância da capacitação permanente das equipes escolares para construir ambientes mais acolhedores, seguros e preparados para lidar com os desafios cotidianos.

Ao longo dos dois dias, por meio de oficinas, mesas redondas e conferências, os participantes discutiram temas essenciais para a promoção de ambientes protegidos: cultura de paz, participação estudantil, formação continuada, rotinas escolares seguras, práticas pedagógicas inclusivas, engajamento da comunidade, comunicação ativa e monitoramento de dados, alinhando estratégias para fortalecer a prevenção das violências nas escolas.

Confira mais fotos no Flickr da Undimeclique aqui

Fonte e fotos: Undime

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