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Bahia

Seminário Estadual de Educação Integral e Integrada da Undime Bahia: Organizadores falam sobre avanços, desafios e propostas para a Educação Baiana

Nesta segunda e terça-feira, dias 17 e 18 de novembro, Salvador foi palco do aguardado Seminário Estadual de Educação Integral e Integrada, promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Bahia. O evento reuniu gestores, educadores e especialistas da área para discutir e avaliar os avanços e desafios da implementação da educação integral nas escolas do estado, além de buscar soluções inovadoras para os problemas enfrentados no cotidiano escolar.

No final do Seminário, Meg Heloise, Articuladora Regional do CAMPEJA (Câmara Permanente de Alfabetização e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos), Lucas Aguiar, Articulador de Educação em Tempo Integral e Agente de Monitoramento do CECAMPE/NE, Eronize Lima, Assessora Técnica da Seccional Bahia, Ricardo Berbel, Dirigente Municipal de Educação de Wagner, na Chapada Diamantina e Vice-Presidente da Undime Bahia e Anderson Passos, Diretor Municipal de Educação de Aratuípe, no Baixo Sul da Bahia e Presidente da Undime Bahia, falaram sobre o processo de concepção, organização e realização do Seminário.

Avanços na Educação Integral

A educação integral tem sido uma das bandeiras de luta dos gestores públicos e organizações civis na Bahia, especialmente para promover uma educação mais inclusiva e diversificada. Durante o seminário, Anderson Passos destacou os avanços alcançados nos últimos anos na implementação de políticas públicas que visam ampliar o acesso e a qualidade da educação integral. Segundo ele, a integração de diferentes áreas do conhecimento e a oferta de atividades culturais e esportivas têm sido fundamentais para o desenvolvimento das crianças e adolescentes no estado.

“Quando pensamos em educação integral, não estamos apenas pensando no conteúdo acadêmico, mas também nas vivências e no desenvolvimento humano dos nossos estudantes. A educação precisa estar conectada com as realidades e os anseios das nossas comunidades”, afirmou Passos.

Desafios persistem

Apesar dos avanços, os desafios para a implementação plena da educação integral nas escolas baianas ainda são muitos. Lucas Aguiar, Articulador de Educação em Tempo Integral e Agente de Monitoramento do CECAMPE/NE, abordou as dificuldades enfrentadas pelos municípios, como a falta de infraestrutura, recursos financeiros limitados e a formação continuada de professores.

“A educação integral exige um trabalho integrado entre as escolas, as famílias e a comunidade. Muitas vezes, a estrutura das escolas não permite a ampliação das atividades, e é preciso garantir que os professores recebam capacitação constante para lidar com os novos desafios pedagógicos”, destacou Aguiar.

Ricardo Berbel, Diretor Municipal de Educação de Wagner e Vice-Presidente da Undime Bahia, reforçou a necessidade de um olhar atento para a realidade local dos municípios. Ele citou como exemplo o município de Wagner, onde, apesar das dificuldades, a implementação de projetos interdisciplinares tem gerado resultados positivos, como o aumento no índice de aproveitamento dos alunos.

“Nosso desafio é adaptar as diretrizes estaduais e federais à realidade local. A educação integral precisa ser contextualizada de acordo com as necessidades específicas de cada município. Isso inclui ouvir as comunidades e buscar parcerias com organizações sociais, o que tem sido uma prática constante em nossa gestão”, afirmou Berbel.

A Educação de Jovens e Adultos

Outro ponto importante abordado no seminário foi a educação de jovens e adultos, um tema caro à Articuladora Regional do CAMPEJA, Meg Heloise. Ela enfatizou a importância de garantir o direito à educação para todas as faixas etárias e destacou as dificuldades que os jovens e adultos enfrentam para concluir os estudos, muitas vezes em contextos de desigualdade social.

“É fundamental que o direito à educação seja assegurado a todos, independentemente da idade ou do tempo de vida escolar. Precisamos criar mais alternativas para que os jovens e adultos possam retomar os estudos de forma que se sintam acolhidos, respeitados e motivados a seguir em frente”, afirmou Heloise.

Parcerias e Colaboração

A discussão também passou pela importância da articulação entre diferentes esferas de governo e sociedade civil para fortalecer a implementação da educação integral. A assessora técnica da Undime Bahia destacou que uma das formas de garantir o sucesso das políticas públicas educacionais é por meio de parcerias. “Não podemos pensar a educação de forma isolada. A colaboração entre os municípios, o estado e a sociedade civil é essencial para garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade”, disse.

Ao final do evento, ficou claro que, embora muitos avanços tenham sido feitos na educação integral na Bahia, ainda há um longo caminho a percorrer. A união entre as diferentes partes envolvidas, o comprometimento com a capacitação de educadores e a adaptação das políticas educacionais à realidade local são pontos essenciais para que a educação integral se consolide como um direito efetivo para todos os estudantes baianos.

O seminário foi mais uma oportunidade para que a Undime Bahia e seus parceiros pudessem reforçar o compromisso com uma educação pública, gratuita e de qualidade para todos, com uma abordagem integral que respeite e promova as diversidades culturais e sociais do estado.

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