luckyjetparimatchpinuppin-upmostbet casinomostbetmosbet4a betpin-up1win sayti1win aposta1win aviatorparimatchlucky jet crashpin-upmostbet kzmosbet casino1win online1winmostbet casinopinup casino1win slotmostbet casino1win aviatorpin up casinomosbet indialucky jet casino1win kz1 winmostbet4r betmosbet casinomostbet casinomostbet kz4a betaviatorlucky jet online1 win azaviator1win gamesmostbet aviator loginlacky jetmostbet aviator login1winpin up kz1win casinopinuppin up india4rabet mirrorpin up bet1 win
Bahia

Diretores de NTE’s participam do Seminário Estadual de Educação Especial e Inclusiva que debate avanços e desafios da Educação na Bahia

Salvador se tornou o centro das discussões sobre a educação pública no estado da Bahia, com a realização do Seminário Estadual de Educação Especial e Inclusiva , promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Bahia. O evento, que aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro, reuniu gestores, educadores, especialistas e representantes de diversas regiões da Bahia para avaliar os avanços e desafios na implementação da educação integral nas escolas estaduais e municipais, além de buscar soluções inovadoras para os problemas enfrentados no cotidiano escolar.

O seminário contou com a presença de Diretores de NTE’s (Núcleos Territoriais de Educação). Entre os destaques, estiveram o Professor Panfile, Diretor do NTE 09 em Amargosa, no Vale do Jiquiriçá, e Fabrízia Pires de Oliveira, Diretora do NTE 01 em Irecê, compartilharam as realidades e os desafios específicos enfrentados por ele, que abrange um território com características muito distintas.

Professor Panfile, que atua na região do Vale do Jiquiriçá, destacou a importância de adaptar o modelo de educação integral às peculiaridades locais. “A realidade da nossa região é muito diferente da das grandes cidades. Muitas escolas ainda não têm a infraestrutura necessária para implementar uma jornada integral, e a falta de recursos humanos qualificados é um desafio constante. Mas a educação integral é uma ferramenta poderosa de transformação, e estamos encontrando soluções criativas, como parcerias com projetos comunitários, para oferecer mais oportunidades aos nossos alunos”, afirmou Panfile.

Fabrízia Pires de Oliveira, que representa o NTE 01 em Irecê, falou sobre os esforços para implementar a educação integral no Sertão da Bahia. “Em Irecê, o desafio é estrutural, mas também cultural. A educação integral não é apenas uma questão de tempo na escola, mas de engajamento da comunidade e de como podemos criar uma rede de apoio que envolva famílias, organizações locais e escolas. Estamos criando programas que conectem os estudantes com atividades culturais e de cidadania, aproveitando a riqueza local”, comentou Fabrízia.

A Educação Especial é uma Modalidade de Ensino na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/96), conforme destaca o Artigo 58. 

Pontos-chave sobre a educação especial na LDB:

  • Modalidade Transversal: Não é um nível ou etapa de ensino (como a Educação Básica ou o Ensino Superior), mas sim uma modalidade que perpassa todos eles, da educação infantil ao longo da vida.
  • Público-Alvo: Destina-se a educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação.
  • Oferta Preferencial: Deve ser oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino, em classes comuns.
  • Atendimento Educacional Especializado (AEE): Concretiza-se por meio do AEE, geralmente em horário diferente do ensino regular, para complementar ou suplementar a formação dos alunos.
  • Currículos e Métodos: Os sistemas de ensino devem assegurar currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos para atender às necessidades desses alunos. 

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram