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Territorial

Brejões no Vale do Jiquiriçá realiza Encontro do Programa FormaCampo e reforça compromisso com a Educação do Campo

A Secretaria Municipal de Educação de Brejões, por meio da Coordenação Municipal do FormaCampo, sob a responsabilidade do professor Joaziel Souza, e em parceria com a professora Simone Reis, secretária dos Conselhos Municipais, promoveu na última terça-feira (11 de novembro) o Encontro do Programa FormaCampo. O evento aconteceu na Casa dos Conselhos, reunindo equipes gestoras e pedagógicas das escolas do campo, estudantes, representantes de movimentos sociais e instituições parceiras.

Participaram do encontro o presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), professor Záide Souza; a representante do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Erica Muniz; o representante da Secretaria Municipal de Agricultura, Euderico, além de servidores municipais e estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Helena Souza Bispo. O momento foi abrilhantado por uma apresentação cultural dos alunos da Escola Municipal Durval Henrique dos Santos, que encantou o público presente.

A programação incluiu uma exposição sobre o Programa FormaCampo e uma rica troca de experiências entre as escolas municipais, reforçando o compromisso coletivo com a Educação do Campo e com o fortalecimento das práticas pedagógicas voltadas às comunidades rurais.

Durante sua fala, o secretário municipal de Educação, professor Liderele Guedes, parabenizou os participantes e reafirmou o compromisso da gestão com a Educação do Campo. Ele também anunciou que o município está organizando a reabertura de uma escola na zona rural, fechada há alguns anos, como parte do esforço para garantir o direito à educação nas comunidades do interior.

“A educação do campo precisa ser tratada com a mesma seriedade e dedicação que qualquer outra modalidade de ensino. O evento de hoje reflete o compromisso coletivo de todos os envolvidos em proporcionar um ensino de qualidade para nossas crianças e jovens do campo”, afirma Líder Guedes, como também é conhecido.

O coordenador municipal do FormaCampo, professor Joaziel Souza, destacou a importância do encontro. “Hoje nos reunimos movidos por um propósito que vai muito além das paredes da escola. Estamos aqui porque acreditamos que a Educação do Campo não é apenas um direito, é força. Não é apenas necessidade, é identidade. A Educação do Campo é a voz viva de um povo que constrói, cultiva, produz e transforma”, afirmou.

O diálogo formativo contou com a presença da professora Drª. Gilsélia Freitas (Coordenadora Institucional – UFRB), que abordou a materialidade histórica da Educação do Campo, suas bases pedagógicas e a importância das escolas do campo nos territórios de identidade da Bahia. A professora também incentivou os estudantes a prosseguir nos estudos, destacando a oferta de cursinhos preparatórios para o ENEM por meio do Projeto Tecelendo, desenvolvido pela UFRB.

A professora Ma. Josleide Cristina D’Oliveira Matos (Coordenadora Territorial) apresentou os aspectos históricos e estruturais do FormaCampo, enquanto o professor Me. Antoniel dos Santos Peixoto (Coordenador do GT2) discutiu a relevância do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas do campo e os passos necessários para sua atualização.

Em sua fala, o professor Záide Souza, presidente do CME, reforçou a importância de o município constituir e fortalecer políticas permanentes de Educação do Campo, elaboradas e acompanhadas pelos diversos sujeitos do processo educacional.

O encontro foi avaliado pelos participantes como um momento de grande significado para a Educação do Campo em Brejões, reafirmando o compromisso coletivo com a valorização das escolas rurais e com o fortalecimento do processo de revisão dos PPPs das unidades de ensino que atendem estudantes oriundos das comunidades do campo.

A equipe do Programa FormaCampo tem intensificado sua presença nos Territórios de Identidade com a realização de encontros presenciais, uma ação que busca ampliar as formações e consolidar políticas públicas que assegurem uma educação contextualizada, crítica e emancipadora para o campo.

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