Unindo forças para uma educação de qualidade na Bahia, a ação conjunta da Uncme, Ministério Público e Undime
Nesta terça-feira (04) na capital baiana, Salvador, foi palco de uma importante ação colaborativa entre a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime Bahia), o Ministério Público da Bahia e Uncme. O encontro aconteceu no Instituto Anísio Teixeira (IAT), com o objetivo de fortalecer as políticas educacionais e promover uma educação pública de qualidade em todos os territórios da Bahia.
Ione Matos, conselheira municipal de educação do território Sisal, compartilhou com os participantes o sucesso da recente visita a escolas baianas. Essas visitas, realizadas em parceria com o Ministério Público, fizeram parte de um diagnóstico abrangente sobre as condições das instituições de ensino do estado. A proposta foi realizar uma “escuta sensível”, por meio de um questionário aplicado nas escolas para identificar as necessidades reais das unidades de ensino.
Ela destacou a importância de observar de perto a realidade das escolas, afirmando que a Bahia, devido à sua extensão territorial, exige um acompanhamento contínuo e uma atuação mais presente por parte dos gestores públicos. “Realizamos recentemente visitas em todas as escolas e foi lá que pudemos perceber onde o estado da Bahia precisa estar mais efetivamente presente”, afirmou.
“A ação permitiu a coleta de dados que servirão como base para um plano de ação mais assertivo, com foco nas áreas mais carentes. O questionário, além de ser uma ferramenta para mapear as necessidades das escolas, também propiciou um olhar mais detalhado sobre a infraestrutura, como ventilação, mobiliário, conforto e a oferta de recursos básicos que impactam diretamente o ambiente de aprendizagem”, acrescenta.
