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Brasil

Undime e Fundação Lemann realizam pesquisa sobre a implementação das escolas com matrículas em tempo integral nos anos finais do Ensino Fundamental

As redes municipais de ensino têm ampliado a oferta de escolas com matrículas de Educação Integral em tempo integral nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), uma etapa decisiva para o desenvolvimento dos adolescentes, buscando a garantia da aprendizagem e o fortalecimento do vínculo escolar.

Nesse contexto, ressalta-se a importância da Lei 14.640/23 que institui o Programa Escola em Tempo Integral, assim como do conceito de Educação Integral estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cujo propósito é a formação e o desenvolvimento global dos estudantes, compreendendo a complexidade desse desenvolvimento, incluindo tanto a dimensão intelectual (cognitiva) quanto as dimensões científica, cultural, tecnológica e esportiva.

Para compreender melhor esse cenário, a Fundação Lemann e a Undime estão realizando uma pesquisa com dirigentes municipais de educação, visando colaborar na incidência de políticas públicas e que busca:

– Mapear os principais desafios e as estratégias na implementação da educação em tempo integral;
– Identificar boas práticas e arranjos locais;
– Levantar percepções de gestores sobre fatores que facilitam ou dificultam o processo;
– Produzir recomendações práticas que orientem o aprimoramento dessa política.

O tempo estimado para preenchimento do questionário é de aproximadamente 20 minutos e não exige o levantamento de informações adicionais; é necessário apenas manter a página aberta até a finalização do preenchimento. As respostas podem ser enviadas até o dia 30 de novembro.

As informações coletadas terão uso exclusivo para fins de pesquisa e os resultados serão apresentados de maneira agrupada, sem identificação individual dos respondentes.

Como participar

Como o estudo é voltado exclusivamente para as Secretarias Municipais de Educação, o questionário pode ser solicitado diretamente à seccional da Undime em cada estado. Caso não tenha o contato, clique no link: http://undime.org.br/seccionais/.

Fonte: Undime

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