Encontro territorial mobiliza redes de alfabetização no Sertão do São Francisco
No próximo dia 22 de outubro, o município de Sobradinho, no território do Sertão do São Francisco, será palco de um encontro territorial promovido pelas redes RENAPAR (Rede Nacional de Assistência Técnica e Formação do Novo PAR) e RENALFA (Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização). O evento será realizado no Auditório do Memorial da CHESF, com início previsto para o período da manhã.
O encontro reunirá articuladores regionais e municipais, gestores de educação, professores das redes públicas estaduais e municipais, técnicos pedagógicos e demais agentes envolvidos com a política de alfabetização. A proposta central é fortalecer a articulação entre os diferentes níveis (municipal, estadual e federal), trocar boas práticas, monitorar indicadores e consolidar estratégias para a alfabetização das crianças na idade certa uma prioridade nas agendas da
Durante o evento, serão promovidas oficinas, painéis temáticos e grupos de trabalho focados em temas como:
- Estratégias de formação continuada para professores do 1º ao 3º ano;
- Metodologias emergentes de alfabetização e letramento;
- Avaliação, monitoramento e uso de dados para orientar intervenções pedagógicas;
- Ações de recomposição de aprendizagens e atendimento à diversidade;
- Governança e articulação entre redes e níveis de governo.
O Sertão do São Francisco, marcado por desafios socioeconômicos, distância e desigualdades no campo da educação, tem nos eventos territoriais uma oportunidade de reforçar a coesão entre municípios e compartilhar experiências adaptadas à realidade local. Sobradinho ocupa posição estratégica por abrigar o Memorial da CHESF, espaço simbólico e de visibilidade regional.
Para Ducilene Kestering, Dirigente Municipal de Educação de Sobradinho, Presidente Undime no Território e Integrante do Conselho Nacional de Representantes, encontros como este fomentam o trabalho integrado em rede e a responsabilização coletiva sobre metas do Compromisso Nacional pela Alfabetização (Criança Alfabetizada).
A articulação territorial permite que municípios mais avançados compartilhem saberes com aqueles em estágio mais incipiente, e que as redes regionais possam dialogar com instâncias superiores. A RENALFA, em particular, atua no fortalecimento institucional das redes de ensino, buscando garantir que mais crianças sejam alfabetizadas até o fim do 2º ano do Ensino Fundamental, sobretudo em regiões em que o abandono escolar e defasagem são mais comuns.
